“O CONHECIMENTO DEVE SER ACESSÍVEL PARA TODOS”: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PARA A ASTRONOMIA

Resumo

Nesta pesquisa, objetivamos compreender como estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental refletem e se posicionam criticamente sobre a aprendizagem em Astronomia ao tempo em que elaboram materiais didáticos adaptados para pessoas com deficiência visual. De abordagem qualitativa, do tipo exploratória, na modalidade pesquisa de campo, implementamos uma sequência didática e o material empírico desta pesquisa foi tratado à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para a importância da audiodescrição e de materiais adaptados para a educação de pessoas com deficiência visual como um processo de inclusão observamos alguns sentidos de alteridade pelos estudantes colaboradores da pesquisa. Concluímos que muito ainda precisa ser feito em Educação para a Astronomia a alunos com deficiência visual, ademais, esta pesquisa aponta para a formação cidadã e uma reflexão crítica sobre a aprendizagem científica inclusiva

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Publicado
2024-04-10
Como Citar
MARTINS, Lucas Barbosa; RODRIGUES-MOURA, Sebastião. “O CONHECIMENTO DEVE SER ACESSÍVEL PARA TODOS”: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PARA A ASTRONOMIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24007, abr. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3696>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3696.

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