A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO PARA APROXIMAR ESTUDANTES DE CIENTISTAS E PROMOVER COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as implicações de uma sequência didática (SD), pautada em recursos e ações de divulgação científica (DC) que têm como foco aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da universidade e de seus contextos reais de trabalho, para a compreensão de aspectos da natureza da ciência (NdC). A SD envolveu a aplicação de um questionário prévio, leitura e discussão de um Texto de Divulgação Científica (TDC), visita aos laboratórios de pesquisa de cientistas de uma universidade local (ação realizada no contexto do projeto de extensão Hoje Vi um Cientista), e aplicação de questionário final. Observou-se que, inicialmente, os estudantes apresentavam noções que se aproximam e que se afastam de concepções adequadas sobre NdC. O TDC permitiu que os alunos conhecessem e refletissem sobre aspectos como a economia da ciência, produtividade e comunidade científica. Na visita com os cientistas foi possível discutir questões como as influências sociais da ciência, colaboração, ética na ciência, papel da falibilidade e produtividade científica. Conclui-se que a DC pode ser uma importante aliada na aproximação dos jovens com o trabalho dos cientistas, (re)construindo visões sobre eles e estimulando relações de confiança com a ciência

Referências

ABD-EL-KHALICK, F; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers' conceptions of nature of science: A critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011.

BARBOSA, F. T; AIRES, J. A. Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 26-44, 2019.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Percepção pública da C&T no Brasil – 2019: resumo executivo. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

ESPÍNDOLA, C. S. O; PRAÇA, A. V. S. O cientista ao alcance da escola através da videoconferência: o caso de uma escola pública do interior do estado do rio de janeiro. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, 2018.

GIL-PÉREZ, D; MONTORO, I. F; AÍAS, J. C; CACHAPUZ, A; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GONTIJO, G. B.; OLIVEIRA, J. R. S. O texto de divulgação científica na abordagem da sociologia da ciência: um estudo da revista Minas Faz Ciência. Dynamis , v. 25, p. 152-172, 2019.

LEDERMAN, N. G; ABD-EL-KHALICK, F; BELL, R. L; SCHWARTZ, R. S. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of learners' conceptions of nature of science. Journal of research in science teaching, v. 39, n. 6, p. 497-521, 2002.

LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. Divulgação Científica: Para quê? Para quem? — Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e29395, 1–27, 2021.

MARANDINO, M., NORBERTO ROCHA, J., CERATI, T. M., SCALFI, G., OLIVEIRA, D.; FERNANDES LOURENÇO, M. Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. Journal of Science Communication – América Latina, v.1, n. 1, A03, 2018,

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MCCOMAS, W.F; CLOUGH, M. P; ALMAZROA, H. The role and character of the nature of science in science education. Springer, Dordrecht: The nature of science in science education. p. 3-39, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013

MOTA, G. P. R.; GONTIJO, G. B.; OLIVEIRA, J. R. S. A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.17, n.3, p.953-983, 2017,

MOURA, C. B; GUERRA, A. História cultural da ciência: um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no ensino de ciências?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 725-748, 2016.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2007.

PORTO, C. M; BROTAS, A. M. P; BORTOLIERO, S. T. orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, 242p.

SANTOS, M; MAIA, P; JUSTI, R. Um Modelo de Ciências para Fundamentar a Introdução de Aspectos de Natureza da Ciência em Contextos de Ensino e para Analisar tais Contextos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, p. 581-616, 2020.

SILVA, V. C; VIDEIRA, A. A. P. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, 2020.
Publicado
2023-07-30
Como Citar
CORREIA, Ana Caroline Vieira; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO PARA APROXIMAR ESTUDANTES DE CIENTISTAS E PROMOVER COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23020, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3678>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3678.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##