A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO PARA APROXIMAR ESTUDANTES DE CIENTISTAS E PROMOVER COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as implicações de uma sequência didática (SD), pautada em recursos e ações de divulgação científica (DC) que têm como foco aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da universidade e de seus contextos reais de trabalho, para a compreensão de aspectos da natureza da ciência (NdC). A SD envolveu a aplicação de um questionário prévio, leitura e discussão de um Texto de Divulgação Científica (TDC), visita aos laboratórios de pesquisa de cientistas de uma universidade local (ação realizada no contexto do projeto de extensão Hoje Vi um Cientista), e aplicação de questionário final. Observou-se que, inicialmente, os estudantes apresentavam noções que se aproximam e que se afastam de concepções adequadas sobre NdC. O TDC permitiu que os alunos conhecessem e refletissem sobre aspectos como a economia da ciência, produtividade e comunidade científica. Na visita com os cientistas foi possível discutir questões como as influências sociais da ciência, colaboração, ética na ciência, papel da falibilidade e produtividade científica. Conclui-se que a DC pode ser uma importante aliada na aproximação dos jovens com o trabalho dos cientistas, (re)construindo visões sobre eles e estimulando relações de confiança com a ciência

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
CORREIA, Ana Caroline Vieira; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO PARA APROXIMAR ESTUDANTES DE CIENTISTAS E PROMOVER COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23020, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3678>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3678.

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