ARTICULAÇÃO DE SABERES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA/COM/A PARTIR DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PAULISTAS E SUAS COMUNIDADES

Resumo

A comunicação científica é cada vez mais necessária para que as pesquisas possam ser apropriadas pela sociedade. Dentre vários modelos de divulgação e comunicação científica, o grupo de pesquisa buscou desenvolver um modelo participativo, no qual a divulgação dos conhecimentos produzidos foram uma etapa fundamental do processo e tinha como premissa o seu desenvolvimento em parceria com pesquisadores e diferentes atores sociais das Unidades de Conservação paulistas e seu entorno, incluindo povos e comunidades tradicionais. O artigo busca relatar e analisar as produções comunicativas como parte importante desta pesquisa participante, e promover reflexões colaborativas, envolvendo atores sociais que vivem e atuam em Unidades de Conservação, desenvolvidas no âmbito do projeto Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem. A proposta se caracterizou como um modelo que dialoga com o documento da ENCEA e com a perspectiva crítica da educação ambiental, apontando caminhos importantes na condução das pesquisas e na apropriação dos conhecimentos gerados pelos diferentes públicos.

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
SILVA, Rosana Louro Ferreira et al. ARTICULAÇÃO DE SABERES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA/COM/A PARTIR DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PAULISTAS E SUAS COMUNIDADES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23018, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3677>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3677.

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