UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS QUELÔNIOS: POSSIBILIDADES PARA O ENCANTAMENTO

  • Milena Bragança da Silva Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), Boa Vista, Roraima, Brasil
  • Leandro Barreto Dutra Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9034-9190

Resumo

Os quelônios de água doce estão entre os animais mais ameaçados do mundo, com espécies sujeitas às mais diversas formas de impactos correndo um alto risco de extinção para o grupo como um todo. O Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia pesquisa e divulga informações sobre esse grupo de animais e sabe-se que o encantamento é uma das formas que potencializa positivamente esse processo. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os encantamentos potencializados através de uma intervenção no espaço desse centro de estudos. A metodologia é qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos interpretativos. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Bardin. Os resultados indicam que a tartaruga albina e a Mata-matá são as que mais despertam encanto entre os visitantes; que a presença de um guia/monitor contribui significativamente na promoção de novos encantos e que as mudanças necessárias para potencializar o envolvimento do público com os quelônios são relativamente simples. Considera-se importante que novas pesquisas sejam construídas sobre essa temática

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
SILVA, Milena Bragança da; DUTRA, Leandro Barreto. UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS QUELÔNIOS: POSSIBILIDADES PARA O ENCANTAMENTO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23016, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3675>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3675.

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