IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Resumo

O currículo que rege a Educação Básica (EB) estabelece que o educador ensine o conteúdo programático e possa desenvolver habilidades e competências nos educandos. Os Espaços Não Formais (ENF) vem dando suporte para que a prática docente seja exitosa, entretanto, a formação inicial do professor nem sempre o capacita para o uso destes espaços. Com isto, o presente artigo tem o objetivo de reconhecer a relação entre as vivências de professores com as transformações dos processos metodológicos adotados em suas aulas. O aporte teórico buscou diferenciar espaços formais e ENF de ensino. Quanto ao seu método analítico empregou-se uma abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva e procedimento de pesquisa participante. Os resultados demonstraram que as experiências e vivências oportunizadas pelos ENF agregaram positivamente na capacitação dos professores mestrandos, com novas perspectivas de ensino de forma contextualizada e interdisciplinar


 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal em Ciências: contribuições dos diversos espaços educativos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE NORDESTE, 20, 2011, Manaus: UFAM, 2011, p. 1-9. Disponível em: https://cf3f4bd520.clvaw-cdnwnd.com/2c0ba43fff416133889ea9055cb6f97a/200000318-d7c27d8d27/2011_Educa%C3%A7%C3%A3o%20formal%2C%20informal%20e%20n%C3%A3o%20formal%20em%20ci%C3%AAncias_contribui%C3%A7%C3%B5es%20dos%20diversos%20espa%C3%A7os%20educativos.pdf. Acesso em: 20 de out. 2023.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LACERDA JUNIOR, José Cavalcante; NORONHA, Evelyn Lauria. A feira Manaus Moderna: um Espaço Não-Formal para o Ensino de Ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências Areté, v. 7, n. 13, p. 212-221, 2014. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/116. Acesso em: 20 out. 2023.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BAICICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de; TERÁN, Augusto Fachín; SILVA, Fabrícia Souza da; MACHADO, Ailton Cavalcante. Aplicação de uma proposta pedagógica no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 121-138, 2020. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505

QUEIROZ, Ricardo Moreira; TEIXEIRA, Hebert Balieiro; VELOSO, Ataiany dos Santos; TERÁN, Augusto Fachin; QUEIROZ, Andrea Garcia de. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté. Manaus, 4(7), p.12-23, 2011. https://chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3101035/mod_folder/content/0/trabalho%20n%C3%A3o%20formal.pdf

REIS, Andreza Rayane de Holanda; SILVA, Cirlande Cabral da. Os espaços não formais amazônicos como potencializadores de aprendizagem para o ensino de Ciências: uma perspectiva a partir da teoria fundamentada. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 59-73, 2019. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p59

RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrugues; VIANA; Maria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professores da Educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Revista Saberes Docentes em Ação, v. 3, n. 1, p. 28-47, 2017. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/3-A-IMPORTANCIA-DA-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DA-EDUCACAO-BASICA-A-ARTE-DE-ENSINAR-E-O-FAZER-COTIDIANO-ID.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

ROSA, Isabela Santos Correia; SILVA, Tatiane Santos. Abordagem CTSA nos documentos oficiais: Interferências no currículo de Biologia. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 6, 2012, São Cristovão: UFS, 2012. Anais... São Cristovão, p. 1-12 Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10116/2/1.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín. O uso da expressão Espaços não Formais no Ensino de Ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências Areté, v.6, n.11, p. 01-15, 2013. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/3038/1/O%20uso%20da%20express%C3%A3o%20espa%C3%A7os%20n%C3%A3o%20formais%20no%20ensino%20de%20ci%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; FABRI, Fabiane. Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 11, n.4, p. 169-190, 2020. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1704.

SOUZA, Leila Cristina Aoyama Barbosa; ROCHA, Edimarcio Francisco da; BARTH, Adriane; SILVA, Vinicius Batista da; GOMES, Márcio do Nascimento. Abordagem CTS na formação do Técnico em Química: análise em projetos pedagógicos de cursos de duas instituições públicas mato-grossenses. Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 1111-1123, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742.
Publicado
2023-07-30
Como Citar
SILVA, Dandiele Cavalcante da; SOUZA, Luciane Lopes de; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23015, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3674>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3674.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##