PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, COM MELIPONÍNEOS BRASILEIROS

Resumo

O ensino de Ciências voltado ao conhecimento de abelhas-nativas-sem-ferrão, demonstra o quanto há de interesse por esses insetos, como para a importância do equilíbrio da dinâmica ambiental local, regional, entretanto, ainda há poucos relatos do uso de ambientes de ensino não-formais à aproximação do conhecimento sobre esses insetos e a comunidade estudantil. O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições ao ensino de Ciências para Educação Ambiental, favorecido pelo ambiente não-formal, ao manipular enxames de espécies meliponíneos, como também, identificar as etapas necessárias à formação de novos enxames. Realizou-se com turmas de alunos com deficiência auditiva, três vezes/semana, no Meliponário da escola. A metodologia foi qualitativa, de pesquisa bibliográfica, de natureza básica e objetivos tanto exploratórios, quanto descritivos. Os Meliponários são alguns dos ambientes em que a Educação Ambiental ocorre de forma transformadora, ensinando e/ou sensibilizando para a necessidade de mudança socioambiental. Conclui-se que o ambiente não-formal é, fortemente, indispensável ao ensino, pesquisa, extensão

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
COSTA, Klilton Barbosa da; SOUZA, Luciane Lopes de; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, COM MELIPONÍNEOS BRASILEIROS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23034, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3660>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3660.

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