IMPACTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO USO DO STELLARIUM: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Elder Tânio Gomes de Almeida Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Manaus, Amazonas, Brasil
  • Carolina Brandão Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9527-6322

Resumo

A divulgação científica, a partir da utilização das tecnologias digitais, lança a Ciência para espaços de aprendizagem que vão além dos muros da escola. A iniciativa que ora apresentamos com o stellarium, aplicativo da internet desenvolvido para o estudo do sistema solar e objetos do céu, está associada à natureza intuitiva para investigação e foi utilizada como estratégia científica para envolver estudantes do 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi refletir mediante a experiência dos estudantes se o uso desse recurso contribui para a Divulgação Científica na Educação. A pesquisa vincula-se à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Edinir Telles Guimarães, localizada na zona leste da cidade de Manaus, com abordagem qualitativa. Teve início com uma atividade de divulgação e uma roda de conversa. As interações dos estudantes indicaram o potencial desse recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem na escola e espaços não formais de educação

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
ALMEIDA, Elder Tânio Gomes de; GONÇALVES, Carolina Brandão. IMPACTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO USO DO STELLARIUM: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23014, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3673>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3673.

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