ASPECTOS FORMATIVOS DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA EM DIÁRIOS NARRATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES POLIVALENTES

Resumo

O estudo aqui apresentado teve o objetivo de identificar os aspectos formativos da escrita (auto)biográfica de diários narrativos por professores polivalentes em processo de formação inicial. Para isso, adoto a pesquisa narrativa como meio investigativo de compreensão das experiências com a escrita (auto)biográfica no curso de Pedagogia, cuja análise narrativa revelou que os aspectos formativos emergentes nos diários possibilitam o desenvolvimento do senso de autoria e da identificação empática, assim como permitem que o futuro docente constitua uma autoavaliação de si mesmo e compreenda que o afeto é uma característica fundamental do processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, esses aspectos formativos orientam uma proposta de formação inicial para além da técnica, desvelando modos de professorar em uma perspectiva crítica e emancipadora.

Referências

BENGEZEN, Viviane Cabral. Você quer ser autor(a) de quê? Compondo histórias diferentes de escrita acadêmica. In: MELLO, Dilma Maria de; BENGEZEN, Viviane Cabral; NASCIMENTO, Luciana Kind do. Percursos metodológicos inventivos: desafios e potencias na escrita acadêmica. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 66-95.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; FARIA, Juliana Batista; PEZZATO, Luciane Maria. Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59681. Acesso em: 25 ago. 2023.

CASTELO BRANCO, Anne Karynne Almeida. Professores do futuro: narrativas com propósito. Manaus, Clube de Autores, 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CLARETO, Sônia Maria; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da. Uma escrita de muitos ou uma escrita em travessia. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (Orgs). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. p. 31-47.

CUNHA, Maria Isabel da. Narrativas e formação de professores: uma abordagem emancipatória. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; GALLEGO, Rita de Cassia (Orgs.). Espaços, tempos e gerações: perspectivas (auto)biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 199-214.

DAL'IGNA, Maria Cláudia. Nós da docência. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Sobre a Formação de Professores e Pesquisadores em Educação Matemática: pontos para uma Agenda. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 21-44, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61699. Acesso em: 24 ago. 2023.

GASPARELO, Rayane Regina Scheidt; SCHNECKENBERG, Marisa. Formação continuada de professores: racionalidade técnica versus desenvolvimento profissional. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 2, p. 1119–1134, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10185. Acesso em: 07 nov. 2023.

HOBOLD, Márcia Souza. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 425-442, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10336. Acesso em: 16 fev. 2024.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MORAIS, Joelson de Sousa; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do. Formar professores na perspectiva da narratividade: potencialidades e contribuições para o desenvolvimento profissional docente. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 27, n. 54, p. 12-35, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/13329. Acesso em: 25 ago. 2023.

MUNIZ, Adriana Werneck Russo; BASTOS, Karine Oliveira; AMADO, Luiz Antônio Saléh. A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se). Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 894-913, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/54576. Acesso em: 25 ago. 2023.

NACARATO, Adair Mendes. A Formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, nº 37, p. 905-930, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298. Acesso em: 04 nov. 2023.

NACARATO, Adair Mendes. A agência e o desenvolvimento profissionais de pesquisadoras narrativas que ensinam matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 166-188, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61883. Acesso em: 21 ago. 2023.

NEGRÃO, Felipe da Costa; GONZAGA, Amarildo Menezes; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; ANIC, Cinara Calvi. Aprendizagem da docência e formação de professores que ensinam matemática: uma revisão de literatura. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23038, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14854. Acesso em: 16 mar. 2024.

OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. O uso de narrativas nas pesquisas em formação docente em Educação em Ciências e Matemática. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 22. p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/14867. Acesso em: 22 ago. 2023.

PANIZ, Catiane Mazocco; FREITAS, Deisi Sangoi. O uso de diários na formação inicial de professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

PORTA, Luis; AGUIRRE, Jonathan. A autoetnografia como modo de habitar sensibilidades e sentidos da investigação narrativa. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago (Orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 149-186.

REISDOEFER, Deise Nivia; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 69, p. 795-820, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26806. Acesso em: 15 ago. 2023.

RIBEIRO, Tiago; REIS, Graça Regina Franco da Silva. Perguntas titubeantes em torno de redes de formação docente, experiências e narrativas?. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 20, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11076. Acesso em: 2 dez. 2023.

RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmem Sanches; DE SOUZA, Rafael. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271. Acesso em: 2 dez. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da. Querido diário... o que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina(rá) matemática nos anos iniciais. 2018. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

VENTURA, Lidnei; CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao06. Acesso em: 26 ago. 2023.

ZABALZA, Miguel A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
NEGRÃO, Felipe da Costa; ANIC, Cinara Calvi. ASPECTOS FORMATIVOS DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA EM DIÁRIOS NARRATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES POLIVALENTES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24012, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3671>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3671.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##