A EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO PROJETO MUSEU DA PAISAGEM
Resumo
O presente artigo discorre sobre as circunstâncias implicadas na exposição da paisagem no contexto museológico. Pretende analisar o desenvolvimento do museu virtual direcionado ao tema da paisagem. O espaço virtual é lugar de reflexão e difusão da paisagem e desempenha um papel cada vez mais relevante e desafiador para artistas e curadores. A experiência indireta com o território e o deslocar de elementos do exterior para o mundo virtual, colocam desafios que precisam ser analisados. A interação entre sujeito e território poderá ser passível de reinvenção através da intermediação das plataformas digitais. Além disso, através da disseminação de conteúdos e arquivo, tem-se a possibilidade de produção de obras que atuam por meio de aspetos sensíveis e inteligíveis, ampliando o contato com o público. Os objetivos deste artigo são: analisar o papel da experiência intermediada e das suas implicações na expansão das noções de fenomenologia propostas por Husserl e, em particular da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty; avaliar o papel do mundo virtual na circunstância do acesso ao espaço museológico que trata a paisagem; e propor que o virtual expande a noção de museu no contexto da paisagem, como é o caso do Museu da Paisagem (www.museudapaisagem.pt).
Referências
AVENIER, P. Putting the Public First: The French Experience. Museum International (UNESCO), n. 204: Museums and the Internet, v. 1, n. 51 (4), p. 31-34, 1999.
BREUER, I. Body and world: The correlation between the virtual and the actual through phenomenological reflections via Merleau-Ponty and Deleuze. Indo-Pacific Journal of Phenomenology, v. 20, n.1, p.1-10, 2020.
CARDIM, L. N. A ambiguidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2007.
CARNEIRO, A. Das notas para um diário e outros textos: antologia. Org. Catarina Rosendo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
CASTRO, L. A metáfora de Pirandello, ou a Arte à procura de um Museu. Em: MOREIRA, A.; CARNEIRO, A.: Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, 1990-2015, MIEC, Santo Tirso, Portugal, 2015.
CENGIZ, C.; KEÇECIOĞLU DAĞLI, P. Land Art within the context of Landscape and Art, international Euroasia Congress on Scientific Researches and Recent Trends, Baku, Azerbaijan, p. 266-278, 2019.
CENTENO, M. J.; PINA, H. As plataformas museológicas digitais e cultura de participação. Em: ANTAS DE BARROS, T.; LOBO, P.; MORAIS, S.; RODRIGUES, P.; SOBRAL, F.; SOUSA, L. Ciências da Comunicação, Vinte anos de investigação em Portugal, SOPCOM / Instituto Politécnico de Viseu, p. 52-64, 2017.
CHOI, B.; KIM, J. Changes and Challenges in Museum Management after the COVID-19 Pandemic. J. Open Innov. Technol. Mark. Complex. v.7, n.148, 2021 https://doi.org/10.3390/ joitmc7020148
DOMINGUES, A. Paisagens transgénicas. Museu da Paisagem, 2021
DUARTE, A. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Museologia e Patrimonio, v. 6, p. 99-117, 2013.
GIANNINI, T.; BOWEN, J. P. Museums and Digital Culture: from Reality to Digitality in the Age of COVID-19. Heritage, 5, 192–214, 2022.
GUIMARÃES, A. L.; TROMBETTA, G. L. Desafiando molduras e fronteiras: a Land Art no contexto da arte contemporânea. Museologia & Amp; Interdisciplinaridade, v. 9, n.17, p. 220–232, 2020.
HEIN, H. S. The Museum in Transition: a philosophical perspective. The Smithsonian Institution Press, Washington, DC, 2000.
HERMON, S.; HAZAN, S. Rethinking the virtual museum. Digital Heritage International Congress, Marseille, France, v. 2, p. 625-632, 2013.
HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura/Edmund Husserl. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
LATHAM, K. F.; SIMMONS, J. E. Foundations of Museum Studies. Evolving Systems of Knowledge. Libraries Unlimited, Santa Barbara, CA, 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
O'BRIEN, M. A.; ROGERS, W. A.; FISK, A. D. Developing a Framework for Intuitive Human-Computer Interaction. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society. Annual Meeting, v. 52, n. 20, p. 1645–1649, 2008.
PELAES, M. L. W.; MASINI, E. A. F. S. Revelando a produção artística contemporânea do Instituto Inhotim, sob o olhar da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Simbiótica Revista Eletrônica, v. 7, n. 2, p. 181–197, 2020.
PERLIN, R. R. Media, Art Museums, and Distant Audiences. Em: THOMAS, S.; MINTZ, A. (eds.). The Virtual and the Real. Media in the Museum. American Association of Museums, Washington, DC. pp. 73-87, 1998.
SCHWEIBENZ, W. The virtual museum: an overview of its origins, concepts, and terminology, The Museum Review, v. 4, n. 1, p. 1-29, 2019.
SCHWEIBENZ, W. Museum exhibitions - The real and the virtual ones: An account of a complex relationship. Journal of the ATHENA Project, v.3, n. 5/6, p. 39-52, 2013.
SERRÃO, A. V. Filosofia da Paisagem. Uma Antologia, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
SIMMEL, G. A filosofia da Paisagem. Trad. Artur Morão. Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2009.
TUFNELL, B. Land Art. Tate Publishing, New York: Harry N. Abrams, 2006.
ZILES, U. Fenomenologia e teoria do conhecimento em Husserl. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 13, n.2, p. 216-221, 2007.