DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS: APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA ANÁLITICA NA ESTAÇÃO DE VISITA DOS MAMÍFEROS AQUÁTICOS DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA

Resumo

A divulgação científica e a aprendizagem em Ciência e Tecnologia (CT) no contexto amazônico são fundamentais para o desenvolvimento humano, econômico e social. Desta forma, são necessárias diversas formas de contribuição nas quais a CT interage na educação-aprendizagem-experiência formal, não formal e informal. Neste trabalho, busca-se discutir e trazer uma proposta dialógica de análise do discurso expositivo da estação de visita gerenciada pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). A nossa proposta entrelaça a observação da configuração da exposição, a relação visitante-exposição, análise multiaspectual modal dessa relação e, desta forma, realiza uma análise discursiva desses elementos visando captar a complexidade do dialogismo da exposição e audiências dialogando com teóricos como Bakhtin, Dooeyweerd e Ihde. Percebe-se que o discurso expositivo do LMA possui influência das esferas de circulação da administração do INPA na ideologia desenvolvimentista e na esfera da pesquisa conservacionista, bem como na estratégia de comunicação ligada à preservação dos mamíferos aquáticos amazônicos

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
SEIFFERT SANTOS, Saulo Cézar. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS: APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA ANÁLITICA NA ESTAÇÃO DE VISITA DOS MAMÍFEROS AQUÁTICOS DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23012, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3665>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3665.

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