OS MUSEUS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: AÇÕES EDUCATIVAS E FORMATIVAS NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Resumo

Ao longo de seu desenvolvimento, os museus difundiram concepções distintas acerca da sua função social. Essas instituições aliaram perspectivas e compreensões necessárias às atividades e práticas pensando na inclusão social como precedência de suas ações educativas. Os zoológicos, para justificarem a sua existência e a relação de legitimidade que é mantida com a educação, pautaram nas ações educativas a ressignificação das suas funções sociais e inclusivas. O presente trabalho teve por objetivo discutir, analisar e estabelecer o papel dos educadores na produção de ações educativas e inclusivas no Zoológico de São Paulo. A abordagem metodológica foi qualitativa e a heterogeneidade no perfil dos participantes possibilitou percepções diferentes acerca dos processos educacionais. Múltiplos fatores abarcam e respaldam as ações educativas inseridas pelos educadores do zoológico, através dos projetos propostos por aprimorandos. Ações de inclusão ganharam respaldo e as estratégias educativas foram motivadas por práticas e concepções formativas de educadores, ampliando e legitimando o zoológico como espaço de educação e inclusão.

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
ARAÚJO, Ingrid de; SAVASSA, Lucas; PUGLIESE, Adriana. OS MUSEUS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: AÇÕES EDUCATIVAS E FORMATIVAS NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23035, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3661>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3661.

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