PERCEPÇÕES DE VISITANTES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS CONTROVERSAS EM EXPOSIÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE

Resumo

Mesmo quando não percebidas, as Questões Sociocientíficas Controversas (QScC) são uma realidade na sociedade e afetam a vida das pessoas. Movimento antivacina, descrédito ao aquecimento global e a perda da biodiversidade são exemplos de temas que potencializam desconfianças e alimentam incertezas sobre as Ciências, especialmente entre os partidários do negacionismo científico. Esse estudo investigou as percepções sobre QScC explicitadas por sete visitantes adultos em quatro exposições com a temática biodiversidade no Royal Ontario Museum, Toronto, Canadá. Com uma abordagem de pesquisa qualitativa, foram realizadas anotações das visitas ao museu e entrevistas com os participantes após as visitas. Os dados foram organizados a partir da Análise de Conteúdo, sendo analisados à luz de um arcabouço de pesquisas que discutem controvérsias sociocientíficas. Os resultados evidenciam que a presença de QScC nas exposições foi percebida por apenas três dos participantes, sendo que para os demais as exposições não traziam aspectos controversos de forma explícita. Quanto à importância da presença de temas controversos, essa é uma discussão não consensual entre os participantes, havendo argumentos a favor e contra esse tipo de exibição nos museus.

Referências

ALLEN, L. B. E.; CROWLEY, K. J. Challenging beliefs, practices and content: how museum educators change. Science Education, London, v. 98, n.1, p. 84-105, 2014. https://doi.org/10.1002/sce.21093.

ARAUJO-OLIVEIRA, A.; LENOIR, Y.; MORALES-GOMES, M. A.; MCCONNELL, A. C. Práticas interdisciplinares no ensino primário: concepções de professores e futuros professores no Québec. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n.117, p. 1125-1145, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENCZE, L.; POULIOT, C.; PEDRETTI, E.; SIMONNEAUX, L.; SIMONNEAUX, J.; ZEIDLER, D. SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context”. Cultural Studies of Science Education, London, v. 15, n.3, p. 825-851, 2020. https://doi.org/10.1007/s11422-019-09962-7.

BUENO, P. A. R.; COSTA, R. M. C. D.; BUENO, R. E. A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 493-507, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000021.

CAMERON, F. R. Climate change, agencies and the museum and science centre sector, Museum Management and Curatorship, London, v. 27, n. 4, p. 317-339, 2012. http://dx.doi.org/10.1080/09647775.2012.720183.

COLOMBO JUNIOR, P. D.; MARANDINO, M. Museus de ciências e controvérsias sociocientíficas: reflexões necessárias. Journal of Science Communication – América Latina, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1-17, A02, 2020. https://doi.org/10.22323/3.03010202.

COLOMBO JUNIOR, P. D.; MARANDINO, M.; SCALFI, G. Biodiversity and Science, Technology, Society and Environment (STSE): visitor perceptions at a science and natural history museum. International Journal of Research in Education and Science, London, v. 9, p. 753-773, 2023. https://doi.org/10.46328/ijres.3211.

DELICADO, A. Scientific controversies in museums: notes from a semi-peripheral country. Public Understanding of Science, London, v. 18, n. 6, p. 759-767, 2009. https://doi.org/10.1177/0963662508098577.

DÍAZ-MORENO, N.; JIMÉNEZ-LISO, M. R. Las controversias sociocientíficas: temáticas e importancia para la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 9, n. 1, p. 54-70, 2012. Retrieved from https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2751.

DÍAZ-MORENO, N., CAPARRÓS-MARTÍN, E., SIERRA-NIETO, E. Las controversias sociocientíficas como herramienta didáctica para el desarrollo de la alfabetización científica. International Journal of Educational Research and Innovation, London, v. 12, p. 261-281, 2019. Retrieved from https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/2905/3470.

KLOSTERMAN, M. I., SADLER, T. D. Multi‐level Assessment of Scientific Content Knowledge Gains Associated with Socioscientific Issues‐based Instruction. International Journal of Science Education, London, v. 32, n. 8, p. 1017-1043, 2010. https://doi.org/10.1080/09500690902894512.

KOLSTØ, S. D. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. Science Education, London, v. 85, n. 3, p. 291-310, 2001a https://doi.org/10.1002/sce.1011.

KOLSTØ, S. D. (2001b). ‘To trust or not to trust, . . .’- pupils’ ways of judging information encountered in a socio-scientific issue. International Journal of Science Education, London, 23, n. 9, p. 877-901. https://doi.org/10.1080/09500690010016102.

MACIEL, D. A. G. da C.; BARBOSA, M. L. F. de F. “Ah, eu acho a oralidade importantíssima!” A propósito da prática docente no ensino da oralidade. Educação: Teoria & Prática, Rio Claro, v. 23, n. 44, p. 63-80, 2013. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n44.p63-80.

MANDÚ, T. M. C.; AGUIAR, M. da C. C. de. A formação inicial no curso de pedagogia: concepções, caminhos e perspectivas dos estudantes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 15, n. 3, p. 560-577, 2013. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v15i3.1273.

MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A.; NEVES, A. L. C. das. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e Propostas para Educadores. São Paulo: FEUSP, 2016.
Marandino, M., Pugliese, A., Monaco, L. M., Milan, B., Scalfi, G. Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. São Paulo: FEUSP, 2020.

MARANDINO, M.; PEDRETTI, E.; NAVAS-IANNINI, A. M. Representing biodiversity in science museums: perspectives from an STSE lens, International Journal of Science Education, London, Part B, v. 13, n. 4, p. 362-380, 2023 http://dx.doi.org/10.1080/21548455.2023.2179381.

MAZDA, X. Dangerous ground? Public engagement with scientific controversy. In: Chittenden, S., Farmelo, G. e Lewenstein, B. (Eds.) Creating connections: museums and the public understanding of research. Walnut Creek, CA, U.S.A.: Altamira Press, 2004. p. 127-144.

MEYER, M. From ‘cold’ science to ‘hot’ research: the texture of controversy. CSI Working Papers Series. Paris: Centre de Sociologie de l’Innovation (CSI), Mines ParisTech. 2009. Disponível em: www.csi.mines-paristech.fr/working-papers/WP/WP_CSI_016.pdf Acesso em: 12 out. 2023.

NAVAS-IANNINI, A. M.; PEDRETTI, E. Preventing youth pregnancy: dialogue and deliberation in a science museum exhibit. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Ontario, v. 17 n. 4, p. 271–287, 2017 https://doi.org/10.1080/14926156.2017.1381285.

NAVAS-IANNINI, A. M., PEDRETTI, E.; ATKINSON, D. Consuming, wasting, and developing awareness: Visitors’ engagement with STSE perspectives in a science museum exhibit. In: American Educational Research Association – AERA. 2017. P. 1-20. Disponível em: https://bit.ly/3lhSVta Acesso em: 12 fev. 2023

PEDRETTI, E. T. Kuhn meets T. Rex: critical conversations and new directions in science centres and science museums. Studies in Science Education, London, v. 37, n. 1, p. 1-41, 2002. https://doi.org/10.1080/03057260208560176.

PEDRETTI, E.; DUBEK, M. Critical Issues-Based Exhibitions. In G. Richard (eds). Encyclopedia of Science Education. p. 236-238. Dordrecht: Springer, 2015. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2150-0_339.

PEDRETTI, E.; MACDONALD, R. D.; GITARI, W.; MCLAUGHLIN, H. Visitor perspectives on the nature and practice of science: Challenging beliefs through a question of truth. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Ontario, v. 1, n. 4, p. 399-418, 2001. https://doi.org/10.1080/14926150109556482.

PEDRETTI, E.; NAVAS-IANNINI, A. M. Controversy in science museums: Re-imagining spaces and practice. Londres: Routledge, 2020.

ROSA, T. R. V. da; MALACARNE, V. Formação Docente e Sustentabilidade. Um estudo sobre ambientalização curricular no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 14, n. 4, p. 95-107, 2016. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.005.

Royal Ontario Museum. About the Museum. 2024a. Disponível em: https://www.rom.on.ca/en/about-us/rom Acesso em: 21 mar. 2023.

Royal Ontario Museum. Gallery of Birds. 2024b. Disponível em: https://www.rom.on.ca/en/exhibitions-galleries/galleries/natural-history/gallery-of-birds Acesso em: 18 mar. 2023.

Royal Ontario Museum. Schad Gallery of Biodiversity. 2024c. Disponível em: https://www.rom.on.ca/en/about-us/newsroom/press-releases/schad-gallery-of-biodiversity-0 Acesso em: 20 mar. 2023.

Royal Ontario Museum. The Bat Cave. 2024d. Disponível em: https://www.rom.on.ca/en/exhibitions-galleries/galleries/natural-history/the-bat-cave Acesso em: 21 mar. 2023.

Royal Ontario Museum. Newsroom. Galleries at the ROM. 2015. Disponível em: https://www.rom.on.ca/sites/default/files/imce/4_rom_galleries_2015_0.pdf Acesso em: 21 mar. 2023.

SADLER, T. D.; CHAMBERS, W.; ZEIDLER, D. L. Student conceptualizations of the nature of science in response to a socioscientific issue. International Journal of Science Education,London, v. 26, n.4, p. 387–409, 2004. https://doi.org/10.1080/0950069032000119456.

SIMONNEAUX, L. Questions socialement vives and socio-scientific issues: new trends of research to meet the training needs of postmodern society. In: BRUGUIÈRE, C.; Tiberghien, A.; Clément, P. (Eds.). Topics and trends in current science education. Dordrecht: Springer, 2014. p. 37-54.

SIMONNEAUX, L.; SIMONNEAUX, J. Students’ socio-scientific reasoning on controversies from the viewpoint of education for sustainable development. Cultural Studies of Science Education, London, v. 4, n. 3, p. 657-687, 2009. https://doi.org/10.1007/s11422-008-9141-x.

STARMAN, A. B. The case study as a type of qualitative research. Journal of Contemporary Educational Studies, v. 64, n. 1, p. 28-43, 2013. Disponível em: https://www.sodobna-pedagogika.net/en/archive/load-article/?id=899

YANEVA, A., Rabesandratana, T. M.; Greiner, B. Staging scientific controversies: a gallery test on science museums’ interactivity. Public Understanding of Science, v. 18, n. 1., p. 79-90, 2009. https://doi.org/10.1177/0963662507077512.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Tradução de D. Grassi. Porto Alegre: Boookman, 2001.

YIN, R. K. A (Very) Brief Refresher on the Case Study Method. (1, 3-20). In: YIN, R. K. Applications of Case Study Research, SAGE: Publications, 3ª. ed. 2012 Disponível em: https://www.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/41407_1.pdf.

ZAINAL, Z. Case study as a research method. Jurnal Kemanusiaan, Penang, v. 9, p. 1-6, 2007. Disponível em https://bit.ly/36PHX86 Acesso em: 11 jun. 2023.

ZEIDLER, D. L. (Ed.). The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Dordrecht: Springer, 2003. https://doi.org/10.1007/1-4020-4996-X.
Publicado
2023-12-30
Como Citar
JUNIOR, Pedro Donizete Colombo; MARANDINO, Martha; SCALFI, Graziele. PERCEPÇÕES DE VISITANTES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS CONTROVERSAS EM EXPOSIÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23033, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3659>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3659.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##