OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo compreender de que maneira os espaços educativos (museus, parques, praças, etc.) são abordados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Escola Normal Superior da UEA de modo que possa contribuir nas disciplinas de Estágio Supervisionado e no processo formativo do futuro professor. Os dados foram coletados por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, de vinte planos de ensino das disciplinas do estágio supervisionado, de quinze relatório de estágio e por último o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva produzindo na Unitarização de 48 unidades de significados depuradas. Na categorização essas 48 unidades geraram 06 categorias analíticas que serviram de elemento central para a elaboração do Metatexto chamado: Os espaços educativos e o estágio supervisionado: extrapolando os muros da escola. A análise dos dados nos revelou: a) uma significação teórica; b) Uma significação prática e c) Uma novidade científica. Assim, percebeu-se a importância de vivenciar práticas educativas em ambientes fora da sala de aula, oportunizando a construção e discussão de conhecimento

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
MACIEL-CABRAL, Hiléia Monteiro; CASTRO, Patrícia Macedo de; KALHIL, Josefina Barrera. OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23032, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3658>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3658.

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