O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERDISCIPLINARIDADE E CULTURA REGIONAL / Teaching of natural sciences in child education: interdisciplinarity and regional culture
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar sobre como acontecem os métodos de ensino dos professores de ciências naturais, e se eles possuem caráter interdisciplinar, favorecendo a cultura Amazônica. Os principais autores que embasaram tal pesquisa foram Fazenda (2012), Morin (2003) Luck (2001) e RCNEI (1998). Os sujeitos estudados foram um grupo de professores de uma escola pública de educação infantil na cidade de Manaus, Amazonas. O tipo de pesquisa é estudo de caso, buscando observar o objeto em questão, onde em nossa pesquisa foram os métodos de ciências e a interdisciplinaridade com a cultura da região, que nos possibilitou apontar que as interações culturais podem acontecer em qualquer local, mas quando trazemos para a escola, facilitamos a percepção do que a cultura representa no meio em que se vive e torna-se positiva ao fazermos a ligação com a ciência.