TRANSVERSALIDADE EM MATEMÁTICA: UMA REALIDADE POSSÍVEL NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM NO 9° ANO / Transversality in Mathematics: a possible opportunity for learning affine functions in 9° grade

  • Luan Conceição
  • Denise da Mota

Resumo

Este artigo, cujo objetivo consistiu em compreender as contribuições de uma prática pedagógica na qual foi abordada a Transversalidade no processo ensino aprendizagem dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Corintho Borges Façanha - município de Tefé (AM) quanto ao conteúdo “Função Afim”, expõe resultados obtidos na pesquisa realizada em duas turmas (uma, onde se aplicou a metodologia tradicional e outra, a proposta transversal). No percurso metodológico utilizou-se abordagem de caráter qualitativo na modalidade da pesquisa-ação. Empregou-se como técnica de coleta de dados a observação participante e como instrumento, um teste. Os resultados alcançados evidenciam que a articulação da transversalidade ao conteúdo Função Afim fez com que os alunos aprendessem este conteúdo de forma contextualizada. Isto foi possível porque se trabalhou nas intervenções com contas de energia elétrica dos alunos, desse modo, pode-se relacionar o conteúdo ao cotidiano deles. Através da proposta transversal os alunos não adquiriram somente conhecimentos matemáticos, mas também desenvolveram autonomia para tomar decisões conscientes em relação ao consumo e desperdício de energia elétrica. Conclui-se, a partir destas constatações que a abordagem da transversalidade no ensino de Função Afim contribuiu para a formação integral do aluno.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
CONCEIÇÃO, Luan; DA MOTA, Denise. TRANSVERSALIDADE EM MATEMÁTICA: UMA REALIDADE POSSÍVEL NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM NO 9° ANO / Transversality in Mathematics: a possible opportunity for learning affine functions in 9° grade. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 94-108, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/224>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##