EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS ESCOLAS DE PARINTINS
Resumo
Este artigo surgiu da experiência vivenciada durante a realização de um projeto de extensão intitulado “Reeducação Psicomotora com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal do Município de Parintins”. O objetivo foi desenvolver a reeducação psicomotora com alunos, mostrando aos professores que é possível fazê-las sem que seja preciso parar de trabalhar a proposta pedagógica da escola, mas adequando as atividades propostas a uma metodologia que permita ao aluno desenvolver suas habilidades básicas fundamentais ao processo de alfabetização. O levantamento teórico sobre educação, reeducação psicomotora e o papel do jogo no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança está respaldado nos estudos de Meur e L. Staes (1991), Alves (2008), Faber e Souza (2008) entre outros. Em seguida fez-se a observação participante nas escolas investigadas, após o término dessas ações houve o planejamento e a construção das oficinas de Esquema Corporal, Lateralidade e Pré-escrita e por fim, foram realizadas as oficinas nas escolas. Os resultados evidenciaram que um dos fatores que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são as perturbações psicomotoras que originam problemas tais como: escrita espelhada, traçado incorreto das letras, hipertonia entre outros encontrados nas escolas onde foram desenvolvidas as atividades do projeto de extensão. Conclui-se que a experiência obtida por meio desse projeto teve significativas contribuições para nossa formação, pois permitiu uma maior compreensão sobre a importância da Educação e Reeducação Psicomotora, contato com as escolas do Município e possibilidade de intervir na realidade.