O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS POR MEIO DO SETOR DO SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO – SISREG DE UMA UNIDADE DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONAS – SUSAM

  • Rafael Henrique Lacerda da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Andrea Lanza Cordeiro de Souza UEA
  • Manoel Rodrigues Terceiro Neto UEA

Resumo

O presente artigo trata dos aspectos do Sistema Único de Saúde – SUS sob a perspectiva do seu funcionamento prático em relação aos seus conceitos, por meio da análise da rotina do setor do Sistema Nacional de Regulação – SISREG, feita por um operador, por meio de vivência e pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de relatar a rotina de funcionamento do setor de agendamento de consultas e exames médicos de uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SUSAM, na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, por meio do SISREG. Assim sendo, buscou-se descrever o SISREG, demonstrando suas ferramentas e objetivos; expor as concretizações positivas em relação ao serviço prestado à população, bem como os problemas do SISREG em relação aos seus objetivos iniciais, sob uma perspectiva in loco. Para tal elaboração, os dados deste artigo foram obtidos por pesquisa bibliográfica e vivência de rotina no setor do SISREG de uma unidade da SUSAM, entre março e setembro de 2017, baseados em análise qualitativa para caracterização de uma pesquisa descritiva. Tendo como um de seus objetivos a humanização na prestação de serviços de agendamento de procedimentos de saúde pelo SUS, conclui-se que o SISREG ainda tem que melhorar neste aspecto, em virtude da demora na autorização de procedimentos em fila de espera e pela dificuldade em obtenção de agendamentos imediatos, por mais que estes últimos tenham números elevados.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
SILVA, Rafael Henrique Lacerda da; SOUZA, Andrea Lanza Cordeiro de; NETO, Manoel Rodrigues Terceiro. O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS POR MEIO DO SETOR DO SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO – SISREG DE UMA UNIDADE DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONAS – SUSAM. Amazon Business Research, [S.l.], n. 1, p. 129-144, jan. 2018. ISSN 2595-8909. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/abr/article/view/1081>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos