CIRCULARIDADES ENTRE A ESCOLA E O CINEMA: INSURGÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA LUTA ANTIRRACISTA

  • Luis Paulo Cruz Borges Instituto Fernando Rodrigues da Silveira dada Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2153-5229
  • João Pedro da Silva Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A partir do Projeto de Iniciação à Docência (ID) pensamos uma didática racial na escola do tempo presente. Objetivamos contribuir com tantas inquietações na/para a formação docente, sobretudo uma formação inicial, pretendendo avançar por novas outras questões que se põem entre a escola de educação básica e a universidade a partir dos dispositivos das Leis 10.639 e 11.645, sobre questões raciais. Tomamos como interlocutores, em nossas teorizações, Nilma Lino Gomes, Azoilda Loretto da Trindade, bell hooks, Vera Candau, Sônia Kramer e Perseu Silva. Nosso desafio é pensar/agir/lutar a favor de práticas antirracistas no cotidiano escolar. Metodologicamente, trabalhamos a partir de curtas-metragens, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano letivo de 2020. À guisa de conclusão, as vozes das crianças são lidas como potências que nos ensinam mais e mais sobre um mundo Outro problematizando questões de raça/cor e, dessa maneira, produzindo insurgências pedagógicas sensíveis à realidade da escola.

Biografia do Autor

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Professor Adjunto do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

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Graduando em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista de Iniciação à Docência (ID) pelo Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA/UERJ). 

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
BORGES, Luis Paulo Cruz; COSTA, João Pedro da Silva. CIRCULARIDADES ENTRE A ESCOLA E O CINEMA: INSURGÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA LUTA ANTIRRACISTA. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 111-122, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2442>. Acesso em: 24 abr. 2024.