SONHO, ESPERANÇA E UTOPIA: CONFIGURAÇÕES NO UNIVERSO DO DIÁLOGO

Resumo

Problematizando a autolesão, a ideação suicida e mesmo o suicídio em jovens e crianças, este ensaio aborda a esperança, o sonho e a utopia enquanto configurações do diálogo no campo da educação, ainda que ameaçado pelo excesso produtivista, pela coisificação do outro, pela objetivação, liquidez das relações e aceleração da vida. A partir do legado de Paulo Freire em sua vertente fenomenológica, tece-se costuras com algumas contribuições advindas das obras de Afonso Henrique Lisboa da Fonseca e de Hans-Georg Gadamer. Este ensaio parte do pressuposto de que é o diálogo que possibilita a criação e a passagem entre o sonhar, a esperança e a utopia. Ao ser incapaz de sonhar, perde-se a esperança e abandona-se as utopias e isso é perigoso à condição ontológica enquanto dialógica. O presente ensaio é “desvela-dor” à medida que aponta para a potência do sonho, da esperança e da utopia, que se dão via o diálogo.

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Prof. do Colegiado de Psicologia - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
Prof. do Mestrado em Psicologia  (Univasf)
Prof. do Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE)
Membro do Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infâncias e Educação Infantil - NUPIE
http://nucleonupie.blogspot.com.br
Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Representação Social – GEPPE- RS
Editor responsável da Revista de Educação do Vale do São Francisco - REVASF
http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index

 

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza. SONHO, ESPERANÇA E UTOPIA: CONFIGURAÇÕES NO UNIVERSO DO DIÁLOGO. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 99-110, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2364>. Acesso em: 29 mar. 2024.