Cidade Educadora: questões teóricas e possibilidades pedagógicas e curriculares
Resumo
O presente texto resulta de uma pesquisa de mestrado que tem como temática a cidade educadora. O objetivo desse artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a cidade educadora como possibilidade pedagógica e curricular para diferentes áreas do conhecimento, especialmente para a educação básica. Partimos da contextualização do conceito de cidade educadora, destacando seus princípios e levantando reflexões sobre as potencialidades da adoção desta perspectiva para o ensino na educação básica. A pesquisa bibliográfica que resultou na escrita deste artigo selecionou os textos de Arroyo (2013), Cabezudo (2004), Gadotti (2006), Freire (2018), Sacristán (2017) e Pacheco (2001) que foram analisados e cujos resultados são aqui discutidos. Conclui-se que a perspectiva da cidade educadora apresenta grande potencialidade na promoção de novas possibilidades pedagógicas e curriculares na educação básica, pois os princípios educativos nela contidos possibilitam o redescobrimento da cidade e a ampliação da noção de espaço de aprendizado.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer nº CEB 15/98. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 1998.
BRADA, A.; RIOS, G. Argumentos e estratégias para a construção da Cidade Educadora. In. Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.
CABEZUDO, A. Cidade educadora: uma proposta para os governos locais. In. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.
ESPAÇOS URBANOS E CIDADES EDUCADORAS. Rosário, Argentina: Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), v.1, n. 5, agosto 2019.
FERREIRA, A.L.T. D. O novo paradigma do saber e os dispositivos urbanos para uma cidade educadora. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Fede-ral do Espírito Santo. Vitória, p.154. 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66ª ed. São Paulo. Paz e Terra, 2018.
______. FREIRE, Política e Educação. 2° Ed.. São Paulo, Paz e Terra, 2015.
______. FREIRE, Educação permanente e cidade educativa, 1991. Relatório da Série N.º: Obra de Paulo Freire; Série Manuscritos. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:80/xmlui/handle/7891/1539. Acesso em: 10 de outubro de 2019.
GADOTTI, M. A Escola na cidade que educa. Cadernos CENPEC, São Paulo, vol. 1, n.1, p.133-139. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/160/189. Acesso em: 17 abril 2019.
GADOTTI, M.; PADILHA, P.R.; CABEZUDO, A. (Orgs.). Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.
MANGANOTTE, M. B. Escola que inclui, cidade que educa: apropriação do Programa Mais Educação em uma escola na periferia de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) - Universidade de São Paulo. São Paulo, p.237. 2018
MOLL, J. A Cidade Educadora como possibilidade – apontamentos. In: CONZATTI, M.; FLORES, M. L. R.; TOLEDO, L. (orgs). Da escola cidadã à cidade educadora: a experiência de Porto Alegre. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2004, p.39-64.
MOREIRA, A. F.; TADEU, T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In.: MOREIRA, A. F.; TADEU, T. Currículo, cultura e soci-edade.12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
PAETZOLD, O. S. B. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: uma proposta para Frederico Westphalen. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, p. 151. 2006.
PACHECO, J. (2001). Currículo: Teorias e Praxis. Porto: Porto Editora
SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2017.
SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. São Paulo, EDUSP, 6ª ed. 2014.
TADEU, T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
VIANA, L. L. Cidade e Processos Educativos: CIEPs E PEU Bairro-Escola no Caminho das Cidades Educadoras. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, p. 127. 2011.
VILAR, A. J. Porto Alegre e a Prática Cotidiana de Cidade Educadora. In: TOLEDO, L; FLORES, M. L. R.; CONZATTI, M. (Orgs.). Cidade Educadora: a experiência de Porto Alegre. São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Cidades Educadoras América Latina, 2004. p. 73-82. (Coleção Cidades Educadoras)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Vagalumear. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.