CIDADE EDUCADORA E GESTÃO MUNICIPAL DEMOCRÁTICA: CONSTITUIÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE MUNICÍPIOS DO NORTE GAÚCHO

Resumo

Esse trabalho objetiva compreender o processo de constituição para se tornar Cidade Educadora a partir das experiências de quatro municípios do norte gaúcho, reconhecendo o papel da gestão municipal na perspectiva democrática para a construção de uma cidade que pode, intencionalmente, se tornar educativa. A pesquisa, de natureza bibliográfica, traz informações obtidas através de consulta a documentos públicos e questionário consultivo. As reflexões dialogam com autores como Larrosa, (2016) Santos (2010) e a própria carta das Cidades Educadoras (2020) ao abordar princípios, que atravessam as temáticas e revelam as intersecções entre elas no caminho para consolidar um projeto de cidade centrado na democracia, na integralidade, intersetorialidade e participação social.

Biografia do Autor

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Pedagoga formada pela Universidade de Passo Fundo/RS, integrante do Diretório Acadêmico Santo Agostinho na Faculdade de Educação/UPF, integrante do grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE/UPF), professora pesquisadora, encantada pelo campo da Gestão, com ênfase nos processos de gestão democrática, políticas públicas, educação integral e cidades educadoras.

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Possui graduação em Ciências Licenciatura Curta Duração pela Universidade de Passo Fundo (1987), Graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2008) , Doutorado Sanduiche no Instituto de Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (2011), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. Professora aposentada do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul e docente na Universidade de Passo Fundo. Assessora Pedagógica da Divisão UPF Online, docente orientadora do Programa Residência Pedagógica da Universidade de Passo Fundo. Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade da Universidade de Passo Fundo ? GEU/UPF e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação da Universidade de Passo Fundo ? GPEPGE/UPF, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e superior, políticas e gestão da educação, gestão democrática.

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Publicado
2022-01-30
Como Citar
DOS SANTOS DE OLIVEIRA, Paula; SPANHOL BORDIGNON, Luciane. CIDADE EDUCADORA E GESTÃO MUNICIPAL DEMOCRÁTICA: CONSTITUIÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE MUNICÍPIOS DO NORTE GAÚCHO. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 64-75, jan. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2351>. Acesso em: 25 abr. 2024.