CIDADE EDUCADORA E GESTÃO MUNICIPAL DEMOCRÁTICA: CONSTITUIÇÃO E EXPERIÊNCIAS DE MUNICÍPIOS DO NORTE GAÚCHO
Resumo
Esse trabalho objetiva compreender o processo de constituição para se tornar Cidade Educadora a partir das experiências de quatro municípios do norte gaúcho, reconhecendo o papel da gestão municipal na perspectiva democrática para a construção de uma cidade que pode, intencionalmente, se tornar educativa. A pesquisa, de natureza bibliográfica, traz informações obtidas através de consulta a documentos públicos e questionário consultivo. As reflexões dialogam com autores como Larrosa, (2016) Santos (2010) e a própria carta das Cidades Educadoras (2020) ao abordar princípios, que atravessam as temáticas e revelam as intersecções entre elas no caminho para consolidar um projeto de cidade centrado na democracia, na integralidade, intersetorialidade e participação social.
Referências
BENINCÁ, Elli. Indicativos para a elaboração de uma proposta pedagógica. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 13-33, dez. 1994.
FREIRE, Paulo. II Congresso Internacional de Cidades educadoras, Gotenburgo, Suécia, 25-27 novembro, 1992.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro: Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 11-25, 2006.
HARVEY, David. Espaços de Esperança. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2012.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LEVINSKI, E. Z. A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas – RS. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
LEVINSKI, Eliara Z.; TASCHETO, Márcio. Cidade Educadora: um desafio para Passo Fundo. In. BARELLI, Cristiane et al (org). Caderno de educação socioambiental: projeto de extensão Goio-En “Saneamento para a vida”. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo, 2013.
MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de; LUCE, Maria Beatriz. Gestão Democrática na e da educação: concepções e vivências, In: LUCE, Maria Beatriz. MEDEREIROS, Isabel Letícia Pedroso de (Org). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. p. 15-25.
MOLL. Jaqueline. A escola, a comunidade, a cidade: Reinventar espaços para ressignificar a vida. In: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas. Secretaria Municipal de Educação. Cultura e Desporto. Saberes & fazeres educativos. V. 2, n. 1, (jun 2013). Getúlio Vargas. Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, 2013.
PARK, Robert. In: HARVEY. David. Utopias Dialéticas. Educação e vida urbana: 20 anos de cidades educadoras. Torres Novas, Portugal: Gráfica Almondina, 2013. p. 45.
SANTOS, Milton. Territórios Educativos para Educação Integral. Série Cadernos Pedagógicos. Programa Mais Educação. Brasília, 2010.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Vagalumear. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.