ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE CIDADE EDUCADORA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA

Autores

Resumo

A escola contemporânea, espaço legalmente constituído de socialização de crianças para a vida em sociedade, tem sido indagada a tornar suas práticas pedagógicas vinculadas a diferentes instâncias e contextos que a cidade oferece, de modo a transformá-los em territórios pedagógicos na viabilização de aprendizagens conectadas com a vida. Nesse sentido, o objetivo principal desse estudo foi conhecer o que revelam as produções acadêmicas brasileiras sobre Cidade Educadora, visando responder à seguinte questão norteadora: O que as produções acadêmicas brasileiras disponíveis na BDTD revelam sobre a cidade educadora e suas aproximações com a escola? A metodologia pauta-se na pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e tem como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do descritor “cidade educadora”. O corpus de análise compreendeu 13 dissertações e 2 teses submetidas à leitura flutuante (títulos, resumos e palavras-chave). Os resultados apontaram um distanciamento da relação escola-cidade nas pesquisas. 

Palavras-chave: Cidade Educadora. Escola. Estado do Conhecimento.

   

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba /PR - Brasil. Pesquisadora da FAMPECT. 

     

Alvaro Martins Fernandes Júnior, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Unicesumar. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar. Professor na Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR-Brasil.

           

Maria Sílvia Bacila, Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba

Doutora em Educação pela pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Associada ao
Departamento de Educação da UTFPR. Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba/PR-Brasil. Presidente da REBRACE (Rede Brasileira de Cidades Educadoras. Secretária de Articulação da UNDIME.  Professora Associada do Departamento de Educação da UTFPR-CT; Pesquisadora do Grupo de pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, Administração Pública e Políticas Educacionais.

     

Downloads

Publicado

2022-01-29