ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE CIDADE EDUCADORA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA
Resumo
A escola contemporânea, espaço legalmente constituído de socialização de crianças para a vida em sociedade, tem sido indagada a tornar suas práticas pedagógicas vinculadas a diferentes instâncias e contextos que a cidade oferece, de modo a transformá-los em territórios pedagógicos na viabilização de aprendizagens conectadas com a vida. Nesse sentido, o objetivo principal desse estudo foi conhecer o que revelam as produções acadêmicas brasileiras sobre Cidade Educadora, visando responder à seguinte questão norteadora: O que as produções acadêmicas brasileiras disponíveis na BDTD revelam sobre a cidade educadora e suas aproximações com a escola? A metodologia pauta-se na pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e tem como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do descritor “cidade educadora”. O corpus de análise compreendeu 13 dissertações e 2 teses submetidas à leitura flutuante (títulos, resumos e palavras-chave). Os resultados apontaram um distanciamento da relação escola-cidade nas pesquisas.
Palavras-chave: Cidade Educadora. Escola. Estado do Conhecimento.
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