ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE CIDADE EDUCADORA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA

Resumo

A escola contemporânea, espaço legalmente constituído de socialização de crianças para a vida em sociedade, tem sido indagada a tornar suas práticas pedagógicas vinculadas a diferentes instâncias e contextos que a cidade oferece, de modo a transformá-los em territórios pedagógicos na viabilização de aprendizagens conectadas com a vida. Nesse sentido, o objetivo principal desse estudo foi conhecer o que revelam as produções acadêmicas brasileiras sobre Cidade Educadora, visando responder à seguinte questão norteadora: O que as produções acadêmicas brasileiras disponíveis na BDTD revelam sobre a cidade educadora e suas aproximações com a escola? A metodologia pauta-se na pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e tem como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do descritor “cidade educadora”. O corpus de análise compreendeu 13 dissertações e 2 teses submetidas à leitura flutuante (títulos, resumos e palavras-chave). Os resultados apontaram um distanciamento da relação escola-cidade nas pesquisas. 


Palavras-chave: Cidade Educadora. Escola. Estado do Conhecimento.


 
 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba /PR - Brasil. Pesquisadora da FAMPECT. 

     
##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Unicesumar. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar. Professor na Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR-Brasil.

           
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Associada ao
Departamento de Educação da UTFPR. Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba/PR-Brasil. Presidente da REBRACE (Rede Brasileira de Cidades Educadoras. Secretária de Articulação da UNDIME.  Professora Associada do Departamento de Educação da UTFPR-CT; Pesquisadora do Grupo de pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, Administração Pública e Políticas Educacionais.

     
Publicado
2022-01-29
Como Citar
DONATO, Sueli Pereira; FERNANDES JÚNIOR, Alvaro Martins; BACILA, Maria Sílvia. ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE CIDADE EDUCADORA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 31-50, jan. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2335>. Acesso em: 27 abr. 2024.