COVID-19 E A EDUCAÇÃO: UMA FALTA QUASE (NÃO) JUSTIFICADA

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa documental com objetivo de analisar o impacto da Covid-19 no cenário educacional público brasileiro, por meio da investigação de portais de revista virtuais. Os dados foram coletados entre os meses de junho à setembro de 2021, datados do mesmo ano respectivamente. Após a busca inicial, foram selecionados dez reportagens, utilizando para análise das mesmas o software IRAMUTEQ. Dentre as técnicas disponíveis nesse tipo de dispositivo, se optou pela nuvem de palavras. As palavras com maiores incidências no estudo foram: escola, dificuldades, online, professores, ausência, alunos, atraso, pandemia e Covid-19. Com base nos resultados encontrados, o Brasil encara uma difícil realidade em sua Educação. A falta de estrutura para alunos e professores compromete o andamento das aulas síncronas. Além disso, a falta de políticas públicas para sanar essas e outras barreiras têm sido bastante recorrente e criticado.

Biografia do Autor

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Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UniFacid | Wyden. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

 
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Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/ Fundação Oswaldo Cruz (2002) e Doutorado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira /Fundação Oswaldo Cruz (2007). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - PPGPP/UFPI. 

 

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Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pela Faculdade Adelmar Rosado (2005), mestrado em Interinstitucional em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Internacional Tres Fronteras (2018). Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública na Fiocruz-PI.

 

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
SOUSA JUNIOR, Paulo de Tarso Xavier; DO NASCIMENTO, Elaine Ferreira; DO MONTE, Liana Maria Ibiapina. COVID-19 E A EDUCAÇÃO: UMA FALTA QUASE (NÃO) JUSTIFICADA. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 61-71, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2329>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.