OS ECOS DA PANDEMIA: DESAFIOS NA VIDA DOS ESTUDANTES DO IFNMG CAMPUS ARAÇUAÍ

Resumo

Este estudo  promove reflexões sobre as demandas recebidas e as ações desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia (Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários) e Assessoria Pedagógica do IFNMG- Campus Araçuaí, no período da pandemia. Dessa maneira, o recorte temporal da pesquisa compreendeu o mês de março até dezembro de 2020. O objeto de estudo da investigação foram as inquietações oriundas dos discentes que manifestaram necessidade de atendimento psicológico e/ou pedagógico durante esse momento de crise, que se alastrou por todo o mundo. O aporte teórico se envereda pela teoria do Plantão Psicológico, teorias clássicas da Pedagogia, até os estudos recentes que analisam o comportamento dos estudantes ante a pandemia.Para desenvolvimento do presente estudo realizou-se uma pesquisa documental, os dados de análise foram interpretados qualitativamente a partir da perspectiva histórico-crítica. Ao final do estudo é possível identificar os principais fatores de desconforto dos educandos durante o evento pandêmico, bem como fazer alusão às intervenções desenvolvidas para amenizá-las ou saná-las.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pedagoga no IFNMG Campus Araçuaí, especialista em orientação educacional e supervisão escolar, especialista em gestão pública, mestra em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (UFVJM)

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga do IFNMG Campus Araçuaí, Especialista em Psicologia Clínica e Educação Especial e Inclusiva,  Especialista em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), Mestranda em Psicologia Social (UFMG).

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do IFNMG Campus Araçuaí, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC/Minas

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARCELLOS, A. A. C. G. FERREIRA, M. L. L. SANTOS, M. A. M. JÚNIOR, C. R. Plantão Psicológico Online em Tempos de Pandemia: Um Relato de Experiência. Unimontes Científica, Montes Claros (MG), Brasil, v. 22, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 2020.

CHARLOT, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAYRELL, J.; CARRANO P.; MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

EDITAL N° 23/2020 AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS, CAMPUS Araçuaí. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/noticias-ara/noticias-2020/25013-campus-aracuai-torna-publico-edital-para-a-concessao-de-auxilio-inclusao-digital. Acesso em: 10 de set. de 2021.

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 15/2020 AUXÍLIO EMERGENCIAL – ANO 2020 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/noticias-ara/noticias-2021/26846-edital-n-35-2021-auxilio-emergencial-e-convocacao-para-renovacao-do-edital-n-15-2020. Acesso em: 10 de set. de 2021.

EINSENSTEIN. E. ESTEFANON, S. G. B. Geração Digital – Riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Editora Vieira & Lent, 2008.

FONSÊCA, P.N.; ANDRADE, P.O.; SANTOS, J.L.F.; CUNHA, J.E.M.; ALBUQUERQUE, J.H.A. Hábitos de estudo e estilos parentais: estudo correlacional. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 2, Maio/Agosto de 2014: 337-345

IBGE Cidades/Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracuai/panorama, acesso em 28/08/2021.

IFNMG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Regulamento de implementação das atividades pedagógicas não presenciais (ANP) em cursos presenciais, técnicos e de graduação do IFNMG, em função da situação de excepcionalidade da pandemia da COVID-19. Montes Claros: Reitoria, 2020.

LINHARES, M.B.M.; ENUMO, S.R.F. Reflexões Baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil.Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089.

MARGIS, R. PICON, P. COSNER, A. F. SILVEIRA, R. O. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. R. Psiquiátrica. RS, 25 (suplemento 1): 65-74, abril 2003.

MAFHOUD, M. A Vivência de um Desafio: plantão psicológico. Em R. L. Rosenberg (Org.), Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa (p. 75-83). São Paulo: EPU.

NASCIMENTO, E.C. Vale do Jequitinhonha: Entre a carência social e a riqueza cultural. Revista de Artes e Humanidades. N°4 . Mai-Out. 2009.
Publicado
2022-12-31
Como Citar
TANURE DO AMARAL, Magda Matos; DOS SANTOS, Maria Cristina Silva; DE MELO, Lillian Gonçalves. OS ECOS DA PANDEMIA: DESAFIOS NA VIDA DOS ESTUDANTES DO IFNMG CAMPUS ARAÇUAÍ. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 45-60, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2315>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.