OS NOVOS DESAFIOS DOS DOCENTES E ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE EM TEMPO DA TERCEIRA VAGA DA PANDEMIA E NO PÓS PANDEMIA: UM ESTUDO REALIZADO COM DOCENTES E ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ – CHIMOIO

  • joao Francisco de Carvalho Francisco Choe Universidade Pungue - Chimoio

Resumo

Este artigo tem como tema os novos desafios dos docentes e estudantes do ensino superior em Moçambique em tempo da terceira vaga da pandemia e no pós pandemia. Em termos metodológicos, a presente pesquisa foi bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de colecta de dados. Para a interpretação dos dados objectivou se perceber como a Universidade Púnguè organiza e planifica os processos pedagógicos como resposta da terceira vaga da pandemia e pós pandemia; e por fim verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na terceira vaga Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adoptados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de docentes. Para esse propósito, apresentou-se uma revisão bibliográfica, com a discussão sobre como os docentes estão se posicionando para conseguir superar as dificuldades de aprendizado gerada na terceira vaga Pandemia? Posteriormente apresenta-se o estudo empírico realizado com população composta 12 estudantes dos cursos de química, física e matemática do 1 ̊ ano e 6 docentes de várias áreas de formação. Em termos de conclusões, os resultados conclui se que a limitação ou a insegurança de alguns docentes e estudantes quanto ao uso de novas tecnologias, ou seja, a falta de domínio no uso das diferentes plataformas digitais durante as interacções online.

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
CHOE, joao Francisco de Carvalho Francisco. OS NOVOS DESAFIOS DOS DOCENTES E ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE EM TEMPO DA TERCEIRA VAGA DA PANDEMIA E NO PÓS PANDEMIA: UM ESTUDO REALIZADO COM DOCENTES E ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ – CHIMOIO. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 19-33, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2259>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.