Renitente Vagalume

Resumo

Editorial do primeiro volume e número da Revista Vagalumear.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Assistente do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas. Editor-chefe da Revista Vagalumear.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2006), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Graduanda do curso de Artes Visuais - UFAM. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - CESTB, nas áreas de Educação Infantil, Infâncias e Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e educação infantil, com interesses de pesquisa nas áreas de Educação Infantil e Infância, Teoria Histórico-Cultural, Artes Visuais, Desenho Infantil e Literatura Infantil. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia - UFAM e do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/UEA/CESTB. Editora-chefe da Revista Vagalumear. Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas; Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social – Lepts/UEA. Editor-chefe da Revista Vagalumear.

##submission.authorWithAffiliation##

Manauara, mãe, militante política, feminista, mulher amazônida e professora auxiliar da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo da Educação Básica, educação integral; relações democráticas na escola e os cotidianos escolares. Atua no movimento por educação integral e democrática no Amazonas, pelo Coletivo Escola Família Amazonas. É membra do Fórum Estadual Popular de Educação do Amazonas. Editora-chefe da Revista Vagalumear.

Publicado
2021-08-14
Como Citar
PEIXOTO, Leonardo Ferreira et al. Renitente Vagalume. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1-4, ago. 2021. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2257>. Acesso em: 26 abr. 2024.