PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DO DISCURSO EM MICHEL FOUCAULT: UMA LEITURA POSSÍVEL
Resumo
Este texto é resultado de pesquisas produzidas no campo da educação e, também, de estudos realizados em grupos de pesquisa sobre a obra de Michel Foucault. Apresentamos aqui uma leitura possível para conhecer os procedimentos de controle do discurso e entender de que maneira um discurso dentro do domínio de um saber se comporta a partir de determinado regime de verdade. Dessa leitura dos procedimentos de controle do discurso, é possível compreender como os saberes se comportam dentro de um certo regime discursivo e de um regime de verdade específico, o que nos permite pensar e entender problematizações contemporâneas. A análise do discurso, nesse sentido, mostra o jogo dos procedimentos de controle e, também, como podemos utilizar o dispositivo discursivo de poder: saber-poder. Percebemos que a análise do discurso foucaultiana nos permite ter outros olhares sobre os objetos de pesquisa, no nosso caso, da educação, para entendermos o dispositivo discursivo de poder, a relação saber-poder, que tanto nos atravessa.
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