PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DO DISCURSO EM MICHEL FOUCAULT: UMA LEITURA POSSÍVEL

Resumo

Este texto é resultado de pesquisas produzidas no campo da educação e, também, de estudos realizados em grupos de pesquisa sobre a obra de Michel Foucault. Apresentamos aqui uma leitura possível para conhecer os procedimentos de controle do discurso e entender de que maneira um discurso dentro do domínio de um saber se comporta a partir de determinado regime de verdade. Dessa leitura dos procedimentos de controle do discurso, é possível compreender como os saberes se comportam dentro de um certo regime discursivo e de um regime de verdade específico, o que nos permite pensar e entender problematizações contemporâneas. A análise do discurso, nesse sentido, mostra o jogo dos procedimentos de controle e, também, como podemos utilizar o dispositivo discursivo de poder: saber-poder. Percebemos que a análise do discurso foucaultiana nos permite ter outros olhares sobre os objetos de pesquisa, no nosso caso, da educação, para entendermos o dispositivo discursivo de poder, a relação saber-poder, que tanto nos atravessa.

Publicado
2021-08-14
Como Citar
ANDRADE, Ana Paula; ANDRADE, Fernanda Batista Moreira de. PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DO DISCURSO EM MICHEL FOUCAULT: UMA LEITURA POSSÍVEL. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 75-88, ago. 2021. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2121>. Acesso em: 26 abr. 2024.