À função poética da linguagem em Roman Jakobson

To the poect function of language in Roman Jakobson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i01.3445

Palavras-chave:

Roman Jakobson; Linguística; Poética; Função poética da linguagem.

Resumo

Quais conceitos linguísticos são mobilizados quando há o fenômeno da função poética da linguagem? Para compreender o fenômeno da função poética da linguagem, o que precisa, em termos conceituais, fundamentalmente ser considerado? Roman Jakobson foi categórico ao afirmar que a Linguística deve interessar-se por todas as formas de manifestação da linguagem. Em ‘Linguística e Poética’ (1960) traça minucioso percurso investigativo sobre as diferentes funções da linguagem dedicando-se particularmente à função poética da linguagem. Neste trabalho teórico voltamo-nos à função poética da linguagem, buscando entender do ponto de vista teórico o fenômeno e os conceitos linguísticos que ficam mobilizados quando há seu efeito. Para compreender a função poética da linguagem em Roman Jakobson e os conceitos linguísticos que o fenômeno mobiliza refletimos desde o ponto de encontro entre as áreas que o linguista russo tão bem fez dialogar, os Estudos Linguísticos e os Estudos Literários, o fenômeno da função poética da linguagem para ser compreendido sobretudo exige de nós que não adotemos uma posição opositora entre as áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Augusto Stevanin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado (2022) em Estudos da Linguagem - Análises textuais, discursivas e enunciativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Letras - Português e Literatura pela mesma Universidade. Atualmente, é professor de língua portuguesa e literatura no Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio, também no ensino de português como língua adicional (PLA). É colaborador do projeto de pesquisa O rastro do som em Saussure: sob efeito da escuta, também do projeto de extensão universitária Leitura em Voz Alta (UFRGS) e integra o grupo de pesuisa Linguística, Literatura e Arte (UFPel/UFRGS).

Referências

JAKOBSON, Roman. Linguística e Poética. In: Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.
JAKOBSON, Roman. Seis lições sobre som e sentido. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
TOLEDO, D. Círculo linguístico de Praga: estruturalismo e semiologia. Textos reunidos, anotados e apresentados por Dionísio Toledo; traduções de Zênia de Faria, Reasylvia Toledo e Dionísio Toledo; introdução de Julia Kristeva. Porto Alegre: Globo, 1978.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Dossiê Temático