Chamada de Trabalhos/ Call for papers Edição de nº 10

2019-05-27

O Conselho editorial da ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (ISSN: 2178-4744) convida pesquisadores doutores, mestres e alunos de pós-graduação (com respectivos orientadores) para contribuírem com a edição de número 10 do periódico, correspondente ao semestre 2019.2, submetendo textos inéditos (artigos e resenhas) com a especificação temática descrita abaixo.

A edição de nº 10 será dedicada ao tema PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-CULTURAL E DINÂMICAS DOS POVOS INDÍGENAS NA PAN-AMAZÔNIA: ASPECTOS HISTÓRICOS E ANTROPOLÓGICOS DO PASSADO-PRESENTE.

Resumo da temática:

Podemos afirmar que, nos últimos anos, a literatura acerca dos índios do Brasil, especialmente a partir dos trabalhos produzidos por historiadores e antropólogos na década de 1990 do século XX, sofreu uma reviravolta em termos qualitativos, sobretudo, em função da valorização da “agência” indígena. Grosso modo, por esta perspectiva, que posteriormente sofreu um salto quantitativo (forte incorporação nos programas de Pós-graduação do país), passou-se a reconhecer o índio como partícipe na construção das sociedades colonial, imperial e republicana; e não somente como agente passivo, vítima da violenta expansão ocidental, ou essencialmente exterior à sociedade não indígena. Atualmente, portanto, as pesquisas acadêmicas sobre a temática tendem a valorizar a atuação dos indígenas em suas relações com os estados (colonial, imperial e republicano) ou com as sociedades exteriores, isto é, destacando-se as influências mútuas e a interdependência entre políticas indígenas e indigenistas. Na esteira destas transformações, esse dossiê visa reunir trabalhos que abordem os povos indígenas da Amazônia, sejam no passado ou na atualidade, nos mais variados aspectos: reelaborações de suas culturas e identidades; interação com o estado ou sociedade não indígena; entre outros.

Organizadores:

Dra. Jocilene Gomes da Cruz (UEA- PPGICH)

Dr. Rafael Ale Rocha (UEA- PPGICH)

Dra. Neiva Maria Machado Soares (UEA- PPGICH)

Além de artigos/ ensaios inéditos que guardem estreita relação com o tema aventado, a edição receberá também contribuições para as demais seções da revista: Resenhas, entrevistas, vária-crítica e inéditos/ dispersos.

Os trabalhos deverão ser enviados pelo sistema da revista- http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/login, seguindo as diretrizes estipuladas, no período de 15/07/2019 a 15/08/2019.

Ao enviar a colaboração, o autor estará ciente de que seu original, sem identificação, será submetido à pareceristas, que deliberarão a respeito da viabilidade ou não da publicação. O autor será comunicado do resultado dos pareceres e, sempre que possível, ser-lhe-á facultado o acesso às anotações e avaliações, resguardando o anonimato de ambas as partes envolvidas.

*Dúvidas e outras informações, enviar e-mail para: contracorrente.uea@gmail.com

Data prevista para publicação: Dezembro/2019.