Revista ContraCorrente do PPGICH/UEA sobe de categoria em peso científico

2023-05-30

A revista Contra Corrente, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), subiu para categoria Qualis B2 na avaliação de peso científico. A classificação pode ser consultada pelo link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

O Prof. Me. Rafael Amoêdo explica que a revista é temática com chamadas semestrais e a avaliação é realizada por duplos parceiristas e às cegas. "A evolução para o Qualis B2 representa um salto e uma consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, um esforço que envolve coordenação, docentes, discentes, autores e parceiristas que, direta e indiretamente, somam forças ao nosso trabalho", complementou.

Os dossiês são organizados por docentes internos ao Programa em parceria a outros professores externos. A partir do dossiê 19 abriu-se a possibilidade de egressos também atuarem em colaboração. Além disso, "a sensação de subir de categoria em peso científico é de muita gratidão e como uma colheita de um trabalho coletivo que vem frutificando. O que possibilita um olhar mais atrativo por parte dos autores ao quererem realizar as submissões em nosso periódico", finaliza.

Sobre a Revista - A Contra Corrente, revista do PPGICH/UEA, foi criada em 2010 e até então está vinculada à Cátedra Amazonense de Estudos Literários. A partir da edição de nº 4 passou a ser on-line e, em seguida, a formação do Programa vinculou-se como o periódico institucional, redesenhando sua proposta sob uma perspectiva inter e transdisciplinar.

Texto: Renata Brito/Ascom UEA