PROJETO OCEAN MANAUS: UM CASO DE GESTÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

  • Raphael Ribeiro Palheta
  • Almir Kimura Júnior UEA
  • Naira Neila Batista de Oliveira Norte UEA
  • Roseani Pereira Parente UFAM

Resumo

O presente artigo apresentará um caso de gestão em inovação tecnológica no Samsung Ocean Center, que é um centro de treinamento e capacitação idealizado pela Samsung que chegou ao Brasil em 2014 com a implantação de duas unidades. Uma localizada em São Paulo/SP e outra em Manaus/AM. Aqui será abordada a unidade localizada em Manaus. As fontes de recursos do centro são oriundas da Lei de Informática que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia que investem em Pesquisa e Desenvolvimento. Percebeu-se que não haviam mensurações atreladas à gestão de inovações no Samsung Ocean Center Manaus. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mensurar a sua capacidade de inovação tecnológica, identificar suas características, seu funcionamento nos ditames da Lei de Informática e os principais resultados obtidos até o momento. Na seção 2 serão apresentados os principais conceitos acerca de gestão do processo de inovação, tendo o modelo clássico com base no denominado funil de inovação ou desenvolvimento. E, ainda, será apresentado estudo sobre as bases teóricas do que pode representar capacidade tecnológica, as características do processo inovador e capacidades inovadoras. Também serão abordados os processos de aprendizagem tecnológica. Na seção 3 será apresentado estudo sobre o Projeto Samsung Ocean Center, suas principais características e implantação, assim como a identificação das diretrizes existentes na legislação, especialmente na lei de informática, que permitiram a implantação do Samsung Ocean. Na seção 4 será abordado o método utilizado, na seção 5 serão apresentados e discutidos os resultados encontrados e, por fim, na seção 6 são apresentadas as conclusões do artigo.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
PALHETA, Raphael Ribeiro et al. PROJETO OCEAN MANAUS: UM CASO DE GESTÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Amazon Business Research, [S.l.], n. 2, p. 120-140, jan. 2018. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/abr/article/view/1114>. Acesso em: 16 ago. 2018.
Seção
Artigos