CULTURA ORGANIZACIONAL E SEUS DETERMINANTES PARA ESTÍMULO DE CRIATIVIDADE NA SAMSUNG OCEAN CENTER – MANAUS-AM

  • Alex Martins UEA
  • Vivian Marangoni UEA
  • Rejane Viana UEA
  • Alessandro Bezerra

Resumo

A pesquisa trata de inovação, especificamente o estímulo à inovação que tem como a subsistência a sobrevivência das empresas. A criatividade aparece como uma face da imprevisibilidade do mercado e se torna um fator de proteção para estimular o processo criativo entre as empresas. Baseado no modelo FEPEACRI de pesquisa buscou-se identificar neste estudo os determinantes de criatividade dentro da Organização (Agencia de Inovação) SAMSUNG OCEAN Manaus. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Buscou-se descrever os principais determinantes de estímulo à criatividade presentes na organização. Para tal elaboração, os dados deste artigo foram obtidos por meio de entrevistas com questionário estruturado em duas sessões contendo uma escala tipo Likert de 5 pontos, aplicada com todos os colaboradores da organização N=12(100%) no período entre março e julho de 2017, baseados em análise qualitativa para caracterização de uma pesquisa descritiva. Identificar os determinantes de apoio à criatividade permitiu registrar um reflexo das principais características desta organização. Como resultados encontrados, identificamos que os principais fatores encontrados de forma mais frequente entre os entrevistados são os de estímulo e suporte. Em contra partida fatores de promoção podem ainda ser gerenciados com intuito de melhorar ainda mais o potencial criativo dentro da organização.

Publicado
2018-06-28
Como Citar
MARTINS, Alex et al. CULTURA ORGANIZACIONAL E SEUS DETERMINANTES PARA ESTÍMULO DE CRIATIVIDADE NA SAMSUNG OCEAN CENTER – MANAUS-AM. Amazon Business Research, [S.l.], n. 1, p. 1-20, jun. 2018. ISSN 2595-8909. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/abr/article/view/1074>. Acesso em: 28 fev. 2024.
Seção
Artigos