INTERFACES EDUCACIONAIS: A EMPREGABILIDADE DO PROFESSOR DIGITAL

Resumo

O artigo discute sobre as dificuldades encontradas pelos professores na pandemia em relação ao mercado de trabalho e reflete brevemente sobre o papel das redes sociais e mídias digitais como alternativa de empregabilidade para os docentes. Com o fechamento de escolas, faculdades e demais instituições educacionais, educadores e gestores de diferentes níveis de ensino, mas sobretudo aqueles vinculados à rede privada, tiveram sua carga horária reduzida, com ajuste salarial, ou foram demitidos de seus empregos. Diante desse cenário, em que pesem os desafios, muitos profissionais têm buscado se reinventar e encontrado no ambiente virtual um espaço de promoção, criação e venda de conteúdos pedagógicos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada sobretudo com base bibliográfica, fundamentada em referencial teórico, empreendendo leitura crítica de artigos científicos, além de privilegiar a análise exploratória documental, reunindo um conjunto de dados publicados por instituições de pesquisa e noticiários produzidos especialmente no período de pandemia.

Biografia do Autor

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Pedagogo, MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior; Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor do Educação Básica e do Ensino Superior, atuando, de modo especial, com a formação inicial e continuada de professores.

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Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2006), graduação em Ciencias Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1999), graduação em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Alfa América (2018), mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2011) e doutorado em Educação - Universidad Interamericana (2022). Atualmente é procurador jurídico - Procuradoria Jurídica de Muriaé e professor adjunto da Faculdade de Minas - Muriaé. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, ensino fundamental, aprendizado ativo, deficiência e soberania.

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
OLIVEIRA, GILSON DE SOUZA; BERSAN, RICARDO RESENDE. INTERFACES EDUCACIONAIS: A EMPREGABILIDADE DO PROFESSOR DIGITAL. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 4-18, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2268>. Acesso em: 06 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.