AS PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

RELATOS DA PESQUISAFORMAÇÃO

  • Márcia Maria Brandão Elmenoufi Semed- Am

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisaformação realizada em duas escolas públicas de Manaus, com o objetivo de compreender as percepções e práticas de professores sobre a educação especial inclusiva. Por meio de Oficinas de Formação em Serviço (OFS), os docentes refletiram sobre suas identidades, experiências, desafios e estratégias pedagógicas diante da diversidade presente em sala de aula. A metodologia adotada, inspirada na etnografia e fundamentada na escuta sensível, valorizou o cotidiano como espaço formativo e a experiência como saber. As conversas formativas revelaram um compromisso crescente dos professores com a inclusão, mas também apontaram obstáculos como falta de apoio institucional, ausência de formação específica, excesso de alunos por turma e presença de estudantes sem diagnóstico formal. A comparação entre as duas escolas mostrou avanços diferenciados: enquanto uma adota práticas mais inclusivas com apoio da sala de recursos, a outra ainda mantém classe especial. Os dados reforçam a importância da formação continuada, da escuta docente e da valorização das práticas cotidianas como caminho para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva.

Publicado
2025-10-02
Como Citar
ELMENOUFI, Márcia Maria Brandão. AS PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 7, out. 2025. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/4637>. Acesso em: 10 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i7.4637.