AS RELAÇÕES DE PODER NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA RURAL DE MANAUS

POWER RELATIONS IN EDUCATIONAL ASSESSMENT POLICIES IN THE RURAL AREA OF MANAUS

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Armando Brito Frota Filho UFAM / SEMED-Manaus
  • Talita da Silva e Silva

Resumo

O artigo discute a política de avaliação educacional de Manaus, a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ADE), a partir da chave analítica do poder nas relações de interdependência do Estado (campo político) com a Educação (campo cultural). Para tal, partiu-se da perspectiva bourdieusiana de Estado, de campos sociais e de dominação social e realizou-se uma investigação de abordagem quanti-qualitativa, que contou com as estratégias de i) espacialização e caracterização da Educação do Campo na Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ VII) da SEMED-Manaus e ii) trabalho estatístico com dados secundários ligados aos resultados na ADE das escolas desta DDZ de 2014 a 2021. Os resultados da pesquisa têm apontado para as potencialidades e os limites das políticas de avaliação educacional, sobretudo no que se refere aos processos de homogeneização dos instrumentos e hierarquização das instituições e agentes; bem como, mirando nas escolas do campo de Manaus, para a necessidade de se levar em consideração as especificidades locais e de repensar a imposição do modelo urbanocêntrico de escola e de avaliação.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

ossui Licenciatura em Pedagogia (2011), com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2010-2011), bem como Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa Erasmus Mundus da União Europeia - título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, onde atua também como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Acabou de concluir o pós-doutorado em Sociologia Política (2018-2019) na Universidade Federal de Santa Catarina, e foi professora substituta da Universidade Federal de Alagoas (2013-2014) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Canoas (2018). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM).

Talita da Silva e Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Sociologia Política de Educação (GRUPESPE/UFAM).

Publicado
2024-07-09
Como Citar
SILVA, Camila Ferreira da; FROTA FILHO, Armando Brito; SILVA, Talita da Silva e. AS RELAÇÕES DE PODER NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA RURAL DE MANAUS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 01 - 14, jul. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3797>. Acesso em: 11 out. 2024.