AS RELAÇÕES DE PODER NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA RURAL DE MANAUS
POWER RELATIONS IN EDUCATIONAL ASSESSMENT POLICIES IN THE RURAL AREA OF MANAUS
Resumo
O artigo discute a política de avaliação educacional de Manaus, a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ADE), a partir da chave analítica do poder nas relações de interdependência do Estado (campo político) com a Educação (campo cultural). Para tal, partiu-se da perspectiva bourdieusiana de Estado, de campos sociais e de dominação social e realizou-se uma investigação de abordagem quanti-qualitativa, que contou com as estratégias de i) espacialização e caracterização da Educação do Campo na Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ VII) da SEMED-Manaus e ii) trabalho estatístico com dados secundários ligados aos resultados na ADE das escolas desta DDZ de 2014 a 2021. Os resultados da pesquisa têm apontado para as potencialidades e os limites das políticas de avaliação educacional, sobretudo no que se refere aos processos de homogeneização dos instrumentos e hierarquização das instituições e agentes; bem como, mirando nas escolas do campo de Manaus, para a necessidade de se levar em consideração as especificidades locais e de repensar a imposição do modelo urbanocêntrico de escola e de avaliação.