TERRITÓRIO E CIRCULAÇÃO NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA: FLUXOS, REDES E SAZONALIDADES

  • Thiago Oliveira Neto Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Universidade de São Paulo-USP

Resumo

As transformações contemporâneas da circulação e dos transportes na Amazônia apresentam duas escalas importantes que precisam ser levadas em consideração para estabelecer uma compreensão das redes de transportes. Primeiramente, a formação de arranjos espaciais com eixos intermodais com alta densidade de fluxos de cargas e com linhas de transporte de passageiros. Um segundo contexto são as alterações sazonais dos fluxos e dos transportes nas rodovias não pavimentadas e nos rios em período de estiagem. Diante disso, o objetivo deste texto é abordar esses dois problemas sobre os transportes na Amazônia. Para isso, optou-se por realizar um levantamento bibliográfico e diversos trabalhos de campo na Amazônia, com destaque para o estado do Amazonas. A partir dos levantamentos realizados, identificou-se a consolidação de corredores de circulação na Amazônia e no estado do Amazonas, bem como a presença de uma circulação com sazonalidades, marcada por interrupções na rodovia BR-319 e nos rios, principalmente no rio Madeira devido às vazantes extremas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo-USP. Professor Voluntário do Departamento de Geografia da UFAM.

Publicado
2024-03-08
Como Citar
OLIVEIRA NETO, Thiago. TERRITÓRIO E CIRCULAÇÃO NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA: FLUXOS, REDES E SAZONALIDADES. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 73-101, mar. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3392>. Acesso em: 27 abr. 2024.