O AVANÇO DA PECUÁRIA NO MUNICÍPIO DO APUÍ/AM: BREVES REFLEXÕES GEOGRÁFICAS SOBRE A DINÂMICA PIONEIRA DE OCUPAÇÃO CONTEMPORÂNEA

  • Ana Beatriz Castro de Jesus Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Resumo

A Amazônia perpassa por intensas transformações no período contemporâneo, marcadas pelo processo de consolidação das infraestruturas de transportes e pelo avanço e transformação das frentes pioneiras em vários lugares, chamando atenção para o avanço das dinâmicas relacionadas a pecuária no Sul do Amazonas, no município do Apuí, situado na rodovia Transamazônica e que apresenta sinais claro de reorganização da frente pioneira com vínculos cada vez mais intensos com a pecuária. Para abordar esse tema, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico, trabalho de campo realizado em setembro de 2022 e uma sistematização das reflexões expostas no evento “Amazônia Estranha”, que ocorreu em outubro de 2023. Após os levantamentos bibliográficos e de campo, menciona-se que no município do Apuí está perpassando por um revigoramento da frente pioneira com novas formas e conteúdo que apresentam marcas de um avanço centrado em atividades econômicas baseadas principalmente na pecuária com deslocamentos de capitais, infraestruturas, maquinários e de uma mudança na paisagem agrária.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGGEOG, Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Amazonas, Brasil.

Publicado
2024-03-08
Como Citar
CASTRO DE JESUS, Ana Beatriz. O AVANÇO DA PECUÁRIA NO MUNICÍPIO DO APUÍ/AM: BREVES REFLEXÕES GEOGRÁFICAS SOBRE A DINÂMICA PIONEIRA DE OCUPAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 16-38, mar. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3390>. Acesso em: 27 abr. 2024.