BREVES REFLEXÕES SOBRE O TRIÂNGULO GEOPOLÍTICO DO LÍTIO SUL-AMERICANO

  • Ana Beatriz Castro de Jesus Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Thiago Oliveira Neto Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Universidade de São Paulo
  • Fredson Bernardino Araújo da Silva Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Resumo

O presente trabalho aborda o debate sobre as novas dinâmicas geopolíticas, principalmente no que diz respeito à formação de um novo triângulo geopolítico na América do Sul centrado na presença do recurso natural: lítio. Para compreendermos essa temática atual, parte-se da necessidade de analisar a importância do lítio no âmbito comercial do período atual, e como tal recurso natural tornou-se disputado, uma vez que sua monopolização está diretamente ligada à apropriação financeiramente globalizada por parte de empresas e de interesses nacionais. No contexto sul-americano, identifica-se a concentração de reservas minerais em três principais países: Bolívia, Chile e Argentina. A partir da possibilidade de formação de um novo triângulo geopolítico, pode-se compreender como este cenário de competição internacional por um recurso natural, que corresponde em uma das principais matérias-primas dos objetos técnicos produzidos, a exemplo da bateria de lítio, pode intensificar a disputa pelo controle das reservas minerais, influenciando na mudança de dinâmica geopolítica em escala regional sul-americana e, consequentemente, global.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, voluntária na iniciação científica. Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo-USP.

Publicado
2023-09-17
Como Citar
CASTRO DE JESUS, Ana Beatriz; OLIVEIRA NETO, Thiago; ARAÚJO DA SILVA, Fredson Bernardino. BREVES REFLEXÕES SOBRE O TRIÂNGULO GEOPOLÍTICO DO LÍTIO SUL-AMERICANO. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 01 - 16, set. 2023. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3077>. Acesso em: 19 maio 2024.