A Moda Escraviza?

Mulheres Vítimas da Indústria da Moda

  • Nayara Trajano Seixas da Silva IAMES - Instituto Amazônico de Ensino Superior
  • Nilda Maria Figueiredo da Frota UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Abstract

O artigo abrange o estudo das mulheres trabalhadoras da indústria têxtil na cidade de São Paulo, a partir do recorte de gênero como também da delimitação geográfica. Justifica-se a temática pois com a pandemia de Covid-19 ocorreu um fenômeno de popularização da procura de forma on-line por empresas fast fashion no Brasil. O fast fashion é um sistema de produção e consumo de moda, no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados em um ritmo acelerado. Tal fenômeno possui correspondência com o cenário de hipervulnerabilidade no campo trabalhista vivido por estas mulheres, em sua maioria trabalhadoras imigrantes do setor da moda, especificamente costureiras, mantidas em um contexto análogo à escravidão em oficinas clandestinas de São Paulo. Objetiva-se, com o estudo, evidenciar como a recente Reforma Trabalhista impactou a vida de tais trabalhadoras, especialmente a lei referente à Terceirização (Lei N. 13.429/17), ao oficializar a precarização nas relações de trabalho gerando assim um ciclo de superexploração das mulheres costureiras na indústria da moda e consequentemente possibilitou práticas escravagistas. O método utilizado foi o dedutivo e o trabalho está dividido em três partes. a) a presença de mulheres imigrantes na indústria têxtil na cidade de São Paulo; b) o impacto da pandemia no aumento do consumo de moda fast fashion; c) as consequências da Reforma Trabalhista no âmbito do trabalho escravo contemporâneo no setor da moda.

Author Biographies

Nayara Trajano Seixas da Silva, IAMES - Instituto Amazônico de Ensino Superior

Professora no IAMES - Instituto Amazônico de Ensino Superior. Mestra em Direito Constitucional pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Direito com habilitação em Direito Ambiental pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

Nilda Maria Figueiredo da Frota, UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Mestrado em andamento em Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Direito Público pela UEA. Graduada em Direito pela FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Published
2023-08-08
How to Cite
TRAJANO SEIXAS DA SILVA, Nayara; FIGUEIREDO DA FROTA, Nilda Maria. A Moda Escraviza?. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 15, n. 4, aug. 2023. ISSN 2525-4537. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/2933>. Date accessed: 20 may 2024.