UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES
Abstract
A análise multidisciplinar da aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores é uma questão de grande importância para a sociedade. A responsabilidade pelo tratamento destes menores cabe a diversas áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia e a Direito. A aplicação de medidas socioeducativas tem como objetivo a ressocialização dos menores infratores, ou seja, o retorno destes à sociedade de maneira responsável e consciente. Para que isso seja possível, é necessário que sejam consideradas as particularidades de cada caso, analisando as causas e as motivações que levaram o menor a cometer o ato infrator. Partindo desse cenário, a problemática desse estudo, centra-se em responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da multidisciplinaridade na aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores? Para responder este, a pesquisa assume o objetivo de realizar via revisão bibliográfica, descrevendo o papel da Psicologia, da Pedagogia, da Sociologia e do Direito na aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento técnico pesquisa documental e bibliográfico onde se fez o levantamento operacionalizado através de análises. Por fim, os resultados da pesquisa apontam que, a análise multidisciplinar da aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores é, essencial para que sejam adotadas as melhores práticas neste campo. Somente assim é possível garantir que estes jovens sejam reinseridos na sociedade de maneira responsável e consciente.