UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES

  • Cláudio Sérgio Matias da Silva Boas Novas
  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Guilherme Pereira Stribel UNESA

Abstract

A análise multidisciplinar da aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores é uma questão de grande importância para a sociedade. A responsabilidade pelo tratamento destes menores cabe a diversas áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia e a Direito. A aplicação de medidas socioeducativas tem como objetivo a ressocialização dos menores infratores, ou seja, o retorno destes à sociedade de maneira responsável e consciente. Para que isso seja possível, é necessário que sejam consideradas as particularidades de cada caso, analisando as causas e as motivações que levaram o menor a cometer o ato infrator. Partindo desse cenário, a problemática desse estudo, centra-se em responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da multidisciplinaridade na aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores? Para responder este, a pesquisa assume o objetivo de realizar via revisão bibliográfica, descrevendo o papel da Psicologia, da Pedagogia, da Sociologia e do Direito na aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento técnico pesquisa documental e bibliográfico onde se fez o levantamento operacionalizado através de análises. Por fim, os resultados da pesquisa apontam que, a análise multidisciplinar da aplicação das medidas socioeducativas no processo de ressocialização de menores infratores é, essencial para que sejam adotadas as melhores práticas neste campo. Somente assim é possível garantir que estes jovens sejam reinseridos na sociedade de maneira responsável e consciente.

Author Biographies

Cláudio Sérgio Matias da Silva, Boas Novas

Graduado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Leitura e Produção Textual pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM e em Direito Penal e Ciência Jurídicas pela Faculdade Integrada Jacarepaguá - FIJ.

Clodoaldo Matias Silva, UNIASSELVI

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

Janderson Gustavo Soares de Almeida, UNESA

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

Guilherme Pereira Stribel, UNESA

Doutor em Educação – ProPEd/UERJ, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – PPGE/UNESA.

Published
2023-03-13
How to Cite
DA SILVA, Cláudio Sérgio Matias et al. UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 14, n. 3, mar. 2023. ISSN 2525-4537. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/2828>. Date accessed: 20 may 2024.