1 - Ansiedade na escola - relato de experiência em escolas públicas do litoral Sul Potiguar
Resumo
A intensificação da ansiedade no contexto escolar é uma realidade que vem impactando a vidade muitos alunos. Os sintomas dessa condição repercutem negativamente nas funções cognitivas (com prejuízos atencionais e de memória), na qualidade do sono, na autoestima e nas relações sociais, evidenciando, portanto, uma problemática relevante. Não diferente dessa realidade, as escolas estaduais do Rio Grande do Norte vêm enfrentando essa problemática, fato que justificou a realização de atividades de extensão “ansiedade no ambiente escolar” vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, objetivou-se descrever ações de extensão direcionadas para unidades escolares das cidades do litoral Sul Potiguar. As ações deextensão foram realizadas em Baía Formosa, Tibau do Sul e Vila Flor, sendo a equipe de intervenção composta por um docente da universidade, um pedagogo e três psicólogas. Em um primeiro momento, as profissionais de Psicologia realizaram a psicoeducação sobre a Ansiedade, sendo o público-alvo os alunos do último ano do ensino médio. Posteriormente, as psicólogas e o pedagogo conduziram um grupo reflexivo com os professores e demais integrantes da equipe pedagógica sobre a temática da Ansiedade no ambiente escolar. A partir dessa intervenção percebeu-se a urgente necessidade de se promover formações com a temáticada ansiedade em ambiente escolar. Os problemas estruturais vivenciados pela maioria das escolas públicas são questões há muito tempo existentes e necessitam de avanços persistentes, incluindo a região do presente estudo. Dito isso, reflete-se a importância dos trabalhos de psicoeducação e de formação continuada, sugerindo enfáticos ganhos das escolas públicas coma articulação da Psicologia e da Pedagogia.
Palavras-chave: Ansiedade; Ensino; Rio Grande do Norte; Discentes; Docentes.