8 - Tarefas investigativas na aprendizagem de matemática em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho é um estudo de uma atividade investigativa desenvolvida no Projeto de Extensão “O Ensino e Treinamento das Técnicas de Resolução de Problemas da OBMEP”, promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sob a orientação de um docente do Colegiado de Matemática e a participação de um discente do Curso de Licenciatura de Matemática. Teve como objetivo analisar estratégias e conjecturas que os alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Tefé, elaboraram ao explorarem tarefas investigativas. Como base teórica, este estudo foi norteado pelos autores Magalhães e Varizo (2016), Ponte, Brocardo e Oliveira (2019) e Soares (2019), que abordam os fundamentos da Investigação Matemática como uma tendência de Educação Matemática. Os procedimentos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir da observação participante e dos registros dos cadernos de anotações dos pesquisadores e dos alunos envolvidos na atividade. Adotamos para a análise de dados a análise descritiva- qualitativa. Os resultados apontam que as tarefas investigativas tem potencial para estimular a aprendizagem dos alunos, uma vez que os alunos encontraram várias relações matemáticas nas tarefas propostas, como sequências envolvendo potenciação e padrões matemáticos relacionados com adição, subtração, multiplicação e divisão.
Palavras-Chaves: Investigação Matemática; Ensino e Aprendizagem; Tarefas Investigativas.