8 - Tarefas investigativas na aprendizagem de matemática em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental

  • Joanes Duarte dos Santos
  • Carlos José Ferreira Soares

Resumo

O presente trabalho é um estudo de uma atividade investigativa desenvolvida no Projeto de Extensão “O Ensino e Treinamento das Técnicas de Resolução de Problemas da OBMEP”, promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sob a orientação de um docente do Colegiado de Matemática e a participação de um discente do Curso de Licenciatura de Matemática. Teve como objetivo analisar estratégias e conjecturas que os alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Tefé, elaboraram ao explorarem tarefas investigativas. Como base teórica, este estudo foi norteado pelos autores Magalhães e Varizo (2016), Ponte, Brocardo e Oliveira (2019) e Soares (2019), que abordam os fundamentos da Investigação Matemática como uma tendência de Educação Matemática. Os procedimentos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir da observação participante e dos registros dos cadernos de anotações dos pesquisadores e dos alunos envolvidos na atividade. Adotamos para a análise de dados a análise descritiva- qualitativa. Os resultados apontam que as tarefas investigativas tem potencial para estimular a aprendizagem dos alunos, uma vez que os alunos encontraram várias relações matemáticas nas tarefas propostas, como sequências envolvendo potenciação e padrões matemáticos relacionados com adição, subtração, multiplicação e divisão.



Palavras-Chaves: Investigação Matemática; Ensino e Aprendizagem; Tarefas Investigativas.

Publicado
2023-10-19
Como Citar
DOS SANTOS, Joanes Duarte; SOARES, Carlos José Ferreira. 8 - Tarefas investigativas na aprendizagem de matemática em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. Extensão em Revista, [S.l.], n. 12, p. 96-107, out. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3111>. Acesso em: 19 maio 2024.
Seção
Artigos