5 - Educação e Inclusão: a formação de acadêmicos surdos no Centro de Estudos Superiores De Parintins-AM

  • Fabiana Martins Farias
  • Francisca Keila de Freitas Amoedo

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de extensão cujo o intuito é abordar sobre a prática formativa dos professores do Centro de Estudos Superiores de Parintins- AM, na perspectiva da inclusão, uma vez que há a presença de acadêmicos surdos tanto nos cursos de humanas e exatas. Neste sentido, busca-se verificar como ocorre a prática formativa dos professores formadores no Ensino Superior nos cursos de licenciatura para alunos surdos. Além do questionamento acerca da acessibilidade dos acadêmicos surdos no Ensino Superior, considerando o processo de inclusão deles. A natureza deste trabalho parte da dialética através de uma abordagem fenomenológica, pois ela permite que seja feito uma interpretação com base no que está sendo enfatizado pelos sujeitos da pesquisa. Para melhor compreensão, trazemos autores como Brasil (1996); Rodrigues (2013); Moraes e Cavalcante (2009), dentre outros que nos possibilitaram compreender a dinâmica deste processo. A pesquisa teve como ponto de partida um estudo de caso, direcionado aos acadêmicos surdos. Para a construção dos dados da pesquisa, foram utilizadas a observação participante; entrevista semiestruturada; diário de campo e fotografias. Na perspectiva dos alunos surdos tanto antes quanto durante a pandemia, embora com dificuldades, o apoio dos intérpretes é de suma importância, e quanto aos professores, a maior dificuldade enfrentada por eles é não ter o domínio da Libras.



Palavras-chave: Formação de professores; inclusão; alunos com surdez.

Publicado
2023-10-19
Como Citar
FARIAS, Fabiana Martins; AMOEDO, Francisca Keila de Freitas. 5 - Educação e Inclusão: a formação de acadêmicos surdos no Centro de Estudos Superiores De Parintins-AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 12, p. 49-63, out. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3108>. Acesso em: 19 maio 2024.
Seção
Artigos