4 - Cursinho Pré-Vestibular – ensino de botânica como alternativa no preparo de alunos das escolas públicas de Itacoatiara-AM

  • Aluandra Ferreira Reis
  • Pedro Henrique da Costa Lira
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão
  • Deolinda Lucianne de Albuquerque Ribeiro Simão

Abstract

Nas escolas de ensino médio, a Botânica é misturada como uma disciplina integrada à biologia, sendo considerada uma área interdisciplinar, cujos objetos de estudos também contribuem com outras áreas biológicas. O grande problema é que nem sempre o processo de aprendizagem alcança o resultado esperado, por isso é importante utilizar o cursinho pré-vestibular que pode auxiliar o aluno e abranger seus conhecimentos sobre botânica, preparando-os para os vestibulares. Com isso, o objetivo deste trabalho foi oferecer aulas de botânica que apoiassem a preparação dos alunos para os vestibulares do estado, sensibilizando as escolas sobre a importância temática do projeto de extensão. As atividades foram desenvolvidas no município de Itacoatiara (AM), para turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio durante o período de um ano nas Escolas Estaduais, Vital de Mendonça, João Valério, Mirtes Rosa e Carlos Mestrinho. O curso aconteceu em duas etapas, a primeira teve início no segundo semestre de 2019 por meio do contato com as escolas, que foram realizadas aulas e atividades para reforçar o ensino da botânica. No primeiro semestre de 2020, foi iniciada a segunda etapa do projeto por aulas não presenciais, foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp e em seguida houve a divulgação dessa ferramenta através de redes sociais (Facebook e Instagram), com o intuito de atrair e reunir o público-alvo. A partir das conversas informais realizadas com os alunos, notou-se que o conhecimento adquirido sobre Botânica no ambiente escolar ainda era precário. Em turmas de segundo e terceiro ano, expressaram que a ausência dos conteúdos ministrados pelos professores dentro da Biologia é a causa do conhecimento defasado, como uma forma de reverter o baixo rendimento dos alunos, o reforço escolar direcionado para o vestibular foi amplamente utilizado. Com base na correção da prova aplicada no final do curso: dos 320 alunos participantes, 220 acertaram todas as questões, 43 erraram apenas uma e 57 erraram duas questões, porém ninguém zerou na prova, pode- se analisar que após a implementação do reforço escolar, os alunos apresentaram um bom índice desenvolvido.



Palavras-chave: Reforço escolar; Botânica; Vestibulares.

Published
2023-10-19
How to Cite
REIS, Aluandra Ferreira et al. 4 - Cursinho Pré-Vestibular – ensino de botânica como alternativa no preparo de alunos das escolas públicas de Itacoatiara-AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 12, p. 38-48, oct. 2023. ISSN 2525-5347. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3107>. Date accessed: 19 may 2024.
Section
Artigos