CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Rosanilda Araújo de Oliveira Lima
  • Aline Janell de Andrade Barroso Moraes

Resumo

Este artigo é decorrente de um relato de experiência sobre um conjunto de atividades desenvolvidas por uma professora e suas crianças de quatro e cinco anos, do 1° Período da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Zona Leste da cidade de Manaus. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo ampliar de maneira significativa a linguagem oral das crianças da turma de referência, por meio da brincadeira de faz de conta inserida na rotina diária de atividades das crianças. Como resultados, destacamos uma maior interação das crianças entre si, tendo a linguagem oral como mediadora desse processo ao representarem seus papéis nas brincadeiras; a ampliação do vocabulário das crianças, que foi enriquecido mediante o brincar; e a garantia de espaços, tempos e recursos para que a brincadeira de faz de conta acontecesse diariamente, o que impactou diretamente no exercício e na qualidade dos diálogos protagonizados pelas crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil. Linguagem oral. Brincar de faz de conta.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
ARAÚJO DE OLIVEIRA LIMA, Rosanilda; DE ANDRADE BARROSO MORAES, Aline Janell. CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Extensão em Revista, [S.l.], n. 4, p. 77-82, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1380>. Acesso em: 02 maio 2024.