CUIDADO E EDUCAÇÃO: SENSIBILIZANDO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ÀS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Oferecer uma alimentação saudável para as crianças ainda é uma preocupação para pais e educadores, visto que há uma grande oferta de produtos alimentícios e atrativos não recomendados para este fim. Entendendo que dentre as funções da escola está a de contribuir para a formação humana e cidadã, foi realizada a experiência formativa com crianças da pré-escola, por meio de projeto de aprendizagem. Este buscou estimular as crianças, de forma lúdica, quanto ao consumo de alimentos saudáveis, além de sensibilizar e desenvolver hábitos benéficos de cuidado com a saúde e ambiente. No campo dos conhecimentos e atividades pedagógicas os documentos legais nacionais e locais que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil – DCNEI (2009), Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil da Semed/Manaus-AM (2013) fundamentaram-nas, bem como as teorias que sinalizam para a garantia de atividades diversificadas que visam o desenvolvimento integral da criança. Os resultados evidenciam os caminhos percorridos, dialogados com a teoria sobre a vivência das diferentes linguagens e como estas se manifestam no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Destaca o compromisso assumido pela família em acompanhar a educação escolar de seus filhos e, por fim tece considerações reflexivas sobre os aspectos e situações vivenciadas.
Palavras-chave: Educação infantil. Vivências. Desenvolvimento integral.