FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE: PROGRAMA DE EXTENSÃO POLO ARTE NA ESCOLA UEA E A PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS

  • Hirlândia Milon Neves
  • Getúlio Henrique Rocha Lima

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um breve histórico sobre a implementação do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a metodologia adotada em suas ações e, em especial, um relato sobre a parceria de formação continuada em arte com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os professores de arte desta secretaria têm a oportunidade de vivenciar processos estéticos e atividades práticas de propostas temáticas sobre as diferentes linguagens artísticas, além da socialização e troca de experiências pedagógicas em arte. O Polo Arte UEA foi implementado por meio da parceria firmada entre esta Universidade e o Instituto Arte na Escola (IAE), em 2005. A partir desta data, a UEA passou a fazer parte da Rede Arte na Escola (RAE), uma rede formada por universidades e instituições culturais conveniadas em todo o Brasil. Além da formação continuada de professores de arte das escolas de educação básica, o Polo Arte UEA colabora com a formação inicial de seus alunos bolsistas e de demais alunos da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) que participam de seus encontros de formação. Também realiza pesquisa para análise e avaliação de suas ações de formação, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), com a participação de alunos da UEA como bolsistas, ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ou pela própria Universidade. Entre os resultados alcançados, o Polo Arte UEA tem procurado atender às orientações da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, ao promover suas ações a partir da interação entre universidade e as secretarias de educação.
Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de arte. Arte na Escola.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
MILON NEVES, Hirlândia; ROCHA LIMA, Getúlio Henrique. FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE: PROGRAMA DE EXTENSÃO POLO ARTE NA ESCOLA UEA E A PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 4, p. 34-45, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1372>. Acesso em: 29 abr. 2024.