PRIMAVERA SILENCIOSA: A NATUREZA REVIDA À LUZ DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL E ARTIGO 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (SILENT SPRING: NATURE RETALIATED AGAINST THE LIGHT OF ENVIRONMENTAL CIVIL LIABILITY AND ARTICLE 225 OF THE FEDERAL CONSTITUTION)

  • Maria Clara Rojas Cabral UEA
  • Ricardo Tavares de Albuquerque

Abstract

No presente artigo, abordou-se a temática da Responsabilidade Civil Ambiental, utilizando como panorama o livro da renomada autora Rachel Carson, mais precisamente seu capítulo: A Natureza Revida (ou Contra-ataca), bem como o artigo força motriz do meio ambiente na Constituição Federal, o 225. As questões da bioética entrelaçada com o fator ambiental também foram colocadas em voga, a fim de que se refletisse o cuidado com a natureza nos tempos atuais, e o que se poderia fazer para que sua manutenção de fauna e flora seja mais firme, a fim de mitigar os danos ambientais decorrentes da ação antrópica.

Published
2023-03-13
How to Cite
ROJAS CABRAL, Maria Clara; DE ALBUQUERQUE, Ricardo Tavares. PRIMAVERA SILENCIOSA: A NATUREZA REVIDA À LUZ DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL E ARTIGO 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (SILENT SPRING: NATURE RETALIATED AGAINST THE LIGHT OF ENVIRONMENTAL CIVIL LIABILITY AND ARTICLE 225 OF THE FEDERAL CONSTITUTION). Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2860>. Date accessed: 20 may 2024.