A ESCUTA ESPECIALIZADA E O DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

O DESENVOLVIMENTO DO ECA E O PAPEL DA REDE DE PROTEÇÃO

  • Maelle Lago Coelho Universidade do Estado do Amazonas
  • Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama acerca da história dos direitos humanos, levando em consideração a segurança pública no Brasil como um dos contribuintes para proteção de crianças e adolescentes. O surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente no período em que o país busca garantir a proteção desta faixa da população. Discutir também a Lei nº 13.431, de 04 de abril de 2017, que surge com o intuito de aprimorar as normas existentes e vigentes para atuar como um mecanismo coibitivo da revitimização das crianças e dos adolescentes vítimas de violência. O papel da rede de proteção no apoio à vítima e seus familiares sujeitos a aplicação desta lei, de forma a resguardar crianças e adolescentes. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica para consecução deste estudo.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Profª. do Curso de Graduação em Direito da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Doutoranda em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
2023-03-09
Como Citar
COELHO, Maelle Lago; MARQUES, Vânia Maria do Perpétuo Socorro. A ESCUTA ESPECIALIZADA E O DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 7, n. 3, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2841>. Acesso em: 03 jul. 2024.