PALIMPSESTO

O Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais

  • Marcelo Felipe Sabino dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Civale

Resumo

O presente texto apresenta uma leitura do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais cuja sigla comum é QFe. Por esta área do estado mineiro ser uma importante zona de mineração em diferentes períodos históricos, este trabalho esquadrinha suas transformações espaço-temporais valendo-se do conceito de paisagem segundo a definição conceitual de Milton Santos, e a comparação ilustrativa do mesmo autor do espaço geográfico ser um palimpsesto, um tipo de pergaminho no qual escritas de diferentes períodos podem ser lidas num tempo presente. Este trabalho leva em conta também a interpretação das ações humanas como responsáveis por mudanças estruturais no planeta Terra a partir da Revolução Industrial, vinculando essas capacidades de ação com as relações produtivas que se dão no Quadrilátero Ferrífero desde então. A metodologia adotada para esta análise foi a revisão bibliográfica e conceitual além da confecção cartográfica de um mapa para uma melhor localização espacial do objeto em discussão mais o uso de imagens com finalidade ilustrativa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutorando em Planejamento Urbano e Regional no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa-PPGAU UFV.

Leonardo Civale

Doutor em História do Pensamento Geográfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Mestre em Filosofia da Ciência também pela UFRJ. Professor Associado III do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV); é Pós-doutor pelo Laboratório Território e Cidadania da UFRJ.

Publicado
2024-05-20
Como Citar
SABINO DOS SANTOS, Marcelo Felipe; CIVALE, Leonardo. PALIMPSESTO. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 21, p. 166-184, maio 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3603>. Acesso em: 20 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i21.3603.